sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Cordão de Três Dobras - 2ª Parte


Por Luciano P. Subirá


PARECIDOS COM DEUS


Outra maneira como Deus se torna parte em nosso casamento é como modelo e referência para nossas vidas. O Senhor é o padrão no qual devemos nos espelhar!


"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados." (Efésios 5.1)


O Novo Testamento revela com clareza que o plano divino para cada um de nós é conformar-mos com a imagem do Senhor Jesus Cristo:


"Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Romanos 8.29)


As Escrituras declaram que fomos "predestinados" (destinados de ante-mão) para sermos conformes à imagem de Jesus! Cristo é nosso referencial de conduta; o apóstolo João declara que "aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou" (1 Jo 2.6). O apóstolo Pedro afirmou que devemos seguir os Seus passos, o que significa: caminhar como Ele caminhou (1 Pe 2.21). A transformação que experimentamos na vida cristã é progressiva (a Bíblia chama "de glória em glória) e tem endereço certo: tornar-nos semelhantes a Jesus (2 Co 3.18).


O Senhor Jesus atribuiu ao "coração duro" o grande motivo da falência do matrimônio (Mt 19.8). As promessas de Deus ao Seu povo no Antigo Testamento eram de um transplante de coração (Ez 36.26); o Senhor disse que trocaria o coração de pedra (duro, da natureza humana decaída) por um coração de carne (maleável, com a natureza divina). A nova natureza deve afetar nosso casamento. Se Deus passar a ser o modelo pelo qual os cônjuges buscam se conformar, certamente se aproximarão um do outro e viverão muito melhor!


Pense em dois cônjuges cristãos manifestando as nove características do fruto do Espírito (Gl 5.22,23): "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio". Se manifestarmos a natureza de Deus, andaremos na plenitude do propósito divino para os relacionamentos.


Cresci ouvindo meu pai dizer (e aplicar em relação ao casamento) o seguinte: "Quando duas coisas se parecem com uma terceira, forçosamente serão iguais entre si". Ele dizia que se o marido e a mulher vão se tornando parecidos com Deus, então eles ficam mais parecidos um com o outro. No ano de 1995, quando eu era ainda recém-casados, eu vi num curso do "Casados Para Sempre", ministrado pelo Jessé e Sueli Oliveira (hoje presidentes nacionais do MMI - Marriage Ministries Internacional), uma ilustração interessante: um triângulo que tinha na ponta de cima palavra "Deus" e nas duas de baixo as palavras "marido" e "esposa". Nesta ilustração eles nos mostraram que quanto mais o marido e a esposa subiam em direção a Deus, mais próximos ficavam um do outro. Nunca mais eu a Kelly esquecemos este exemplo.


Quero falar de apenas três (entre muitos) valores que encontramos na pessoa de Deus e que deveríamos reproduzir em nossas vidas. Certamente muitos casamentos podem ser salvos somente por praticar estes princípios: amar, ceder e perdoar.


Amar


Se Deus será parte de nosso casamento como modelo e referência, então temos que aprender a andar em amor, uma vez que as Escrituras nos revelam que Deus é amor (1 Jo 4.8). A revelação bíblica de que Deus é amor não foi dada apenas para que saibamos quem Deus é, mas para que nos tornemos imitadores d'Ele:


"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave." 
(Efésios 5.1,2)


Há diferentes palavras usadas no original grego (língua em que foram escritos os manuscritos do Novo Testamento) para amor: "eros" (que retrata o amor de expressão física, sexual), "storge" (que fala de amor familiar), "fileo" (que aponta para o amor de irmão e/ou amigo), e "ágape" (que enfoca o amor sacrificial). Quando a Bíblia fala do amor de Deus, usa a palavra "ágape"; este é o amor que devemos manifestar! Ao escrever aos coríntios, o apóstolo Paulo ensina como é a expressão deste amor:


"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Coríntios 13.4-7)


Se imitarmos a Deus e manifestarmos este tipo de amor, as coisas certamente serão bem diferentes em nosso matrimônio!


Ceder

A grande maioria das brigas e discussões gira em torno de quem está certo, de quem tem a razão. Muitas vezes, não vale à pena ter a razão; há momentos em que a melhor coisa é ceder, quer isto seja agradável, quer não! Observe o que Jesus Cristo nos ensinou a fazer:


"Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes." (Mateus 5.39-41)


Se seguirmos a Deus, como nosso modelo e referencial, e aos seus princípios, o casamento tem tudo para funcionar. O matrimônio não é um desafio por causa da pessoa com quem convivemos, e sim porque este convívio suscita nossa carnalidade e egoísmo e mostra quem nós somos! A dificuldade não está no cônjuge e sim em nossa inaptidão em ceder. Se amadurecermos nesta área, nossa vida conjugal definitivamente colherá os frutos.


Perdoar


Se imitarmos nosso modelo e referencial, que é Deus, e perdoarmos como Ele perdoa - como um ato de misericórdia e não de merecimento, incondicional e sacrificialmente - levaremos nosso relacionamento a um profundo nível de cura, restauração e intervenção divina. A instrução bíblica é muito clara em relação a isto:


"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." (Efésios 4.32)


Concluindo, sem Deus (presente, intervindo e como nosso referencial) no casamento será impossível viver a plenitude do propósito divino para o matrimônio. Mesmo um casal que nunca se divorcie, viverá toda sua vida conjugal aquém do plano de Deus; por melhor que pareça sua relação matrimonial aos olhos humanos, ainda estará distante do que poderia e deveria viver.




Luciano Subirá é pastor da Comunidade Alcance em Curitiba/PR é casado e pai de dois filhos.


Fonte: ibangelim.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário