quarta-feira, 12 de junho de 2013

Parte III Cansaço emocional - Estou cansado, mas quero mudar(Salmo 6)

CANSAÇO EMOCIONAL 



 O cansaço pode ser sobretudo emocional, que tem conseqüências ainda mais dramáticas.
O poeta bíblico pintou o retrato de todos os emocionalmente cansados:


"Estou exausto de tanto gemer. 
De tanto chorar inundo de noite a minha cama; 
de lágrimas encharco o meu leito.
Os meus olhos se consomem de tristeza; 
fraquejam por causa de todos os meus adversários".
(Salmo 6.6-7)

Ele lembra Jó na sua lamentação: 


"Não tenho paz, nem tranqüilidade, nem descanso; somente inquietação" (Jó 3.26).

Não sabemos as causas do cansaço do salmista, apenas os sintomas. Podemos imaginar, à luz de nossas experiências atuais, o que provocava tanto sofrimento no poeta, porque não diferentes das nossas causas.

1. Uma causa bastante freqüente, e muitas vezes esquecida, é a existência de algum transtorno psíquico, que temos dificuldade em admitir, especialmente os cristãos, embora assim não devesse ser. Há pessoas em que disfunções hormonais, protéicas ou neurológicas são responsáveis por alterações no humor, resultando em ansiedade e até depressão. As lutas de uma pessoa com transtorno psíquico de algum tipo são muito mais severas. Todos ficamos abatidos com as frustrações, mas uma pessoa com dificuldades emocionais tende a se abater de modo mais doloroso.

2. Outra causa do cansaço é o perfeccionismo, que leva a pessoa a buscar superar-se, mesmo naquilo em que já é ótimo. No perfeccionista, há sempre um peso a se carregar, mesmo o que já foi carregado. Ele exige ou se exige sempre. Seu senso crítico não concorda que descanse um minuto sequer. Quando se assenta, logo se levanta, porque há algo a ser feito, mesmo que vá terminar cansado. Todas as injustiças do mundo, mesmo que em outro continente, preocupam-no e o fazem sofrer. Todas as lutas são as suas lutas.
Há outros elementos independentes ou interligados. Quem tem uma auto-estima baixa se cansa mais que os outros, porque sempre estará fazendo algo para agradar aos outros ou a si mesmo. Quem se sente rejeitado (e não importa se é ou não; importa se se considera como tal) buscará uma forma de agradar e ser respeitado, mesmo que exausto. Quem guarda raiva, sem a expressar de modo saudável, vai se cansar mais rápido. Quem tem um senso de inadequação (do tipo: "o mundo está perdido "ou "ninguém presta") logo se cansará, porque nada vale a pena.

3. Quando somos cometidos por eventos dolorosos inesperados, ficamos cansados. Como não se cansar se o casamento caminha para o divórcio? Como não se cansar se o filho tornou-se um dependente químico? Como não se cansar se uma pessoa querida está gravemente doente? Até mesmo uma aposentadoria, tão esperada, pode se constituir, por irônico que pareça, numa fonte de cansaço. Sonhos despedaçados, com expectativas não realizadas, são corredores abertos para o cansaço emocional. Nossos "porquês" acabam nos sufocando.

Relacionamentos diariamente desgastantes tiram as nossas forças. Na experiência do poeta, o cansaço se espalha pela vida, pelos relacionamentos; ele olha para as pessoas e só vê inimigos (Salmo 6.7b). Não há dúvida que, como ensina a Bíblia, "melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranqüilidade do que uma casa onde há banquetes e muitas brigas" (Provérbios 17.1). Pior que relacionamentos desgastantes, por paradoxal que seja, só mesmo a solidão. É melhor viver num deserto do na companhia de uma pessoa criadora de caso. Quando, em função de nossos relacionamentos, os escolhidos (dos amigos) e os não-escolhidos (parentes), somos apunhalados, não há como não ficar cansados. Há pessoas muito cansadas porque, por mais tentem e dêem uma nova chance, são atacadas por pessoas próximas, algumas até queridas, sempre a revelar sua natureza de escorpião.
Em algumas pessoas, como o salmista, o cansaço é tanto que lhe parece melhor morrer (Salmo 6.5). Nada lhe alegra. Nada lhe agrada.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário