quarta-feira, 12 de junho de 2013

Parte IV Cansaço espiritual - Estou cansado, mas quero mudar(Salmo 6)

CANSAÇO ESPIRITUAL 


Há também o cansaço espiritual. Muitas vezes, o cansaço espiritual está na gênese do cansaço emocional. Outras vezes, o cansaço espiritual é uma decorrência do cansaço emocional, que impede uma boa visão de quem Deus é e de quem somos nós. Por isto, não é incomum que o cansaço seja ao mesmo tempo físico, emocional e espiritual.
O cansaço espiritual está bem descrito no Salmo 6, bem como em outros, como no Salmo 5.12, em que o poeta declara ter perdido a alegria da salvação. Esta é a expressão melhor para definir uma pessoa espiritualmente cansada: uma pessoa que perdeu a alegria da salvação e que, portanto, não se vê mais como alguém criado como o louvor da glória de Deus (Cf. Efésios 1).

1. Uma pessoa espiritualmente cansada se sente castigada por Deus.
Como o salmista, todo o cansado espiritualmente clama assim:


"Senhor, não me castigues na tua ira,
nem me disciplines no teu furor"
(Salmo 6.1)

Em função de sua visão errada de Deus, o cansado sente que está como está porque está sendo castigado por Deus. Se as coisas estão como estão, é porque fez algo que desagradou a Deus e agora está recebendo a recompensa. O cansado está sempre varrendo a sua vida em busca de culpas, algumas que jamais encontrará. É como se os "amigos" de Jó ainda lhe sussurrassem culpas ao ouvido.

O cansado está cansado porque foi traído por alguém, mas é Deus quem o está castigando. O cansado está cansado porque foi dispensado do seu trabalho por uma decisão unilateral da empresa, mas é Deus quem o está disciplinando. O cansado está cansado porque ficou doente, mas é Deus lhe pesando a mão. 
Há muitos cristãos cujo revelação de Deus terminou no Antigo Testamento. O cansado está cansado e tem na ponta da língua um texto de Hebreus, que cita dois textos do Antigo Testamento (Provérbios 3.10,11, que, por sua vez, retoma Deuteronômio 8.5).


"Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que Ele lhes dirige como a filhos: `Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho'.

2. Uma pessoa espiritualmente cansada acha que Deus está distante.

O grito do salmista, comum no Saltério, é: "Volta-te, Senhor" (Salmo 6.4).


  • Ao cansado falta coragem para afirmar que Deus não existe, mas a sua condição leva-lhe a achar que Deus está distante dele.
  • O cansado ora, mas não acha que sua oração passou do teto. Ele pede, mas não verá a resposta de Deus.
  • O cansado canta, meio desanimado, porque não acha que Deus habita no meio dos louvores (Salmo 22.3 -- ARA).
  • O cansado até trabalha para o Senhor mas não crê que o que faz faça alguma diferença.
  • O cansado olha para a prosperidade dos ímpios, lê que o destino deles é o mesmo da palha que o vento espalha, mas não encontra consolo nessas palavras.

3. Uma pessoa espiritualmente cansada tem medo das adversidades.

O salmista tem uma certeza: os meus olhos fraquejam por causa de todos os seus adversários (Salmo 6.7b)


  • O cansado olha para os lados e só vê adversidade. O cansado olha para si mesmo e se vê fraco para enfrentar os adversários. Se não desistiu de lutar, o cansado está próximo de o fazer.
  • O cansado perdeu a alegrai da salvação, com o ânimo que dá; o poder da cruz ficou no passado; a força da ressurreição perdeu o futuro.

O medo é tão forte que a morte parece ser a única possibilidade (Salmo 6.5b). Vindo ela, acabará o sofrimento, a espera. Uma pessoa espiritualmente cansada não tem perspectiva para a vida.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário