quarta-feira, 12 de junho de 2013

Parte II Cansaço físico - Estou cansado, mas quero mudar(Salmo 6)

O CANSAÇO FÍSICO 


No cansaço físico, há uma sobrecarga sobre o corpo, maior que o corpo pode suportar. Esta sobrecarga pode vir por excesso de trabalho, pelo esforço para se viver a velocidade imposta pelo meio (profissional ou cultural) ou por uma doença limitadora.

Nosso corpo tem limites, que são pessoais. Quando ele é submetido a um esforço além deste limite, ele se adapta. Quando este esforço está muito acima deste limite, no volume ou na velocidade, ele se cansa e não consegue se adaptar ao esforço imposto. Uma pessoa que, em função do seu trabalho, corre o dia todo, deverá estar cansado ao final do dia. Penso nas mães cujos filhos pequenos exigem sua atenção, colo ou peito, dia e noite. Seu cansaço está nas olheiras que fadigam seus olhares.
Há outras fontes de cansaço, como, por exemplo, a insônia, que torna o dia seguinte longo e cansativo por natureza ou a enxaqueca, que dificulta o desenvolvimento das atividades.
Muitas vezes, por exemplo, nossos limites são reduzidos por causa de alguma doença, como a anemia ou alguma outra enfermidade, que um médico pode diagnosticar. 

Em todos os casos, o cansado se sente como o poeta do Salmo 6. Ele se sentia "desfalecendo", como seus ossos tremessem e todo o seu ser estremecesse (Salmo 6.2-3).

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário