quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Os enganos do coração

Jeremias 17:9,10

9. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso: quem o conhecerá?
10. Eu, o Senhor, esquadrinho o coração...

O coração e um músculo com várias cavidades localizado no centro do tórax; sua função é bombear sangue oxigenado para todo o corpo. Este é considerado um dos órgãos mais importantes do corpo humano.
Na verdade tudo que sentimos não vem do coração.Nosso cérebro que é responsável por tais sentimentos. Portanto, no versículo acima a palavra coração está sendo colocada de forma figurada para descrever os sentimentos humanos.

Blaise Pascal disse que "O coração tem razões que a razão desconhece.”

Muitas vezes, nossos sentimentos confundem a nossa razão, e em nosso interior perguntamos o porquê de tal sentimento e não obtemos resposta. Apenas sentimos, nos ficamos confusos e na maioria das vezes sofremos .

A palavra de Deus nos deixa bem clara que “enganoso é o coração” ou seja, nossos sentimentos.

Nem tudo que sentimos, provém de Deus.

Em Jeremias 17:9,10 podemos encontrar alguns ensinamentos para evitarmos os enganos do coração:

1. O CORAÇÃO É ENGANOSO (V9)

A palavra enganoso quer dizer falso, artificioso.
Muitas vezes somos enganados e confundidos por aquilo que sentimos.
Algumas pessoas são conduzidas por aquilo que sentem e agem segundo o coração, “ouvem a voz do coração”. Isso é muito perigoso pois assim como os bons sentimentos habitam em nosso coração, também podemos ser confundidos por sentimentos ruins implantados pelo inimigo.
Dessa forma, nos deixamos levar e tomamos atitudes contrárias à vontade do Senhor, por ouvir o que diz nosso coração, movidos pelo que sentimos.
Outra sutileza que muitas vezes o inimigo usa para nos enganar é nos fazer pensar que algo que sentimos foi Deus que colocou em nosso coração.Temos que tomar muito cuidado com isso.
Deus tem várias formas de nos falar.Ele pode sim falar ao nosso coração, mas temos que ser prudentes e ter certeza se o que habita nele é da parte de Deus ou não.

E como saber???

Orando, pedindo a Deus direção, esclarecimento.

Deus responde!Temos que estar atentos para ouvir a resposta de Deus.

Se você se sente confuso com relação ao que sente, pode ter certeza que não provém do Senhor, pois nosso Deus não é Deus de confusão.

O segredo está em nossa intimidade com Deus.Temos sempre que estar nos pés do Senhor, orando, buscando, lendo e meditando na palavra de Deus, para que não sejamos enganados.

2. O CORAÇÃO É PERVERSO(V9)

O coração é perverso, ou seja traiçoeiro, cruel.

Quantas vezes caímos em armadilhas devido ao nosso coração?

O coração do homem é cruel. Isso faz parte da nossa natureza humana. Podemos sentir coisas boas tais como amor, amizade carinho, etc, mas também coisas ruins como ódio, rancor, mágoa.

A palavra de Deus é muito clara em Provérbios 4:23

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.”

Daquilo que sentimos, depende a nossa vida, nossa maneira de agir, falar.

“...Pois a boca fala do que o coração está cheio.”(Mateus 12:34)

Devemos sempre guardar o nosso coração, e isso sozinhos não podemos fazer.
Temos que entregar nosso coração ao Senhor, para que Ele o conduza segundo a Sua vontade e não a nossa.


3. DEUS CONHECE O CORAÇÃO DO HOMEM (V 10)

O verso 9 de Jeremias 17 termina com uma pergunta:

Quem o conhecerá(o coração)?

No verso 10 temos a melhor das respostas!

“Eu, o Senhor, esquadrinho o coração...”

Deus esquadrinha o nosso coração, ou seja, Ele sonda.
O Senhor conhece o nosso coração melhor até do que nós mesmos, pois Ele nos fêz, e conhece cada detalhe dentro de nós.
O que olhos humanos não podem ver, Deus vê, as nossas intenções, nossos sentimentos enfim tudo que está em nosso interior, e é por isso que devemos entregar ao Senhor nosso coração para que Ele cuide, para que seja tratado, curado, sarado, renovado.

Se você carrega sentimentos ruins no seu coração não tenha medo nem vergonha de apresentá-los a Deus.Sozinho você não conseguirá vencer essa batalha interna.

TODOS NÓS PRECISAMOS DA DIREÇÃO DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.

Depender de Deus e deixá-lo dirigir nossa vida por inteiro é o segredo para não cairmos nos enganos do coração.

Em nossa oração, devemos sempre pedir que Deus sonde o nosso coração e o limpe de qualquer sentimento que seja contrário à vontade Dele.

CONCLUSÃO

Se entregarmos ao Senhor nossos sentimentos, e permitirmos que Ele cuide de nós e nos conduza, não cairemos nos enganos do nosso coração.
Na Bíblia, temos algumas histórias de pessoas que foram enganadas pelo coração.Entre elas, gostaria de citar a história de Sansão.

Sansão nasceu de um milagre, de uma promessa de Deus. Por duas vezes, o Anjo do Senhor apareceu e fez promessas a sua mãe, pelo motivo de que era um mulher estéril. Deus cumpriu com o prometido. Sansão nasceu e crescia cheio do Espírito Santo . Até o dia que seus olhos se encantaram com uma mulher de família de ímpios.
.
Desde cedo, seu coração era atraído por iscas malignas. A Bíblia registra que tanto seu pai quanto sua mãe o advertiram por isso. Mas ficou apenas em uma advertência; não insistiram o bastante em seus conselhos. A pedido de Sansão, eles até o acompanharam à casa da primeira mulher de que ele gostara. Deu tudo errado. Foi como mexer em um ninho de vespas. A partir desse episódio a sua vida começou a correr ainda mais perigo. O diabo procurava matá-lo pela mão dos fislisteus.
.
Continuando com sua desobediência, Sansão começou a procurar por prostitutas. Deus não tinha em mente a infelicidade dele. Nem aprovava suas atitudes. No entanto, Sansão sempre escolhia o caminho errado.
Depois da prostituta, Sansão se enamorou de outra moça também da família dos filisteus. Seu nome era Dalila. Todo dia, ela perguntava a Sansão onde estava o segredo de sua força; ele sempre se esquivava contando mentiras. Até que começou a se angustiar muito, por causa da importunação constante, com que ela molestava sua alma. Foi por isso, que ele revelou que o segredo de sua força, era seu cabelo comprido que nunca tinha sido cortado.
.
Dormindo ele, cortaram seu cabelo.
.
--Sansão! Acorda porque os Filisteus estão sobre ti!
.
Pensando que, como de costume, ele se livraria deles com facilidade, desta vez tinha se enganado. O Espírito do Senhor já o tinha abandonado porque ele proseguira no caminho da desobediência e ainda mais: abrira seu coração, com isto revelara toda sua intimidade para uma mulher infiel.
.
Furaram seus olhos. Puseram-no, como um animal, a puxar uma pedra de mó para moer trigo para os filisteus. Como um animal e ainda por cima sem os olhos. No fim, ele cumpriu o propósito de Deus quanto a destruição dos filisteus, mas foi a custa da sua própria vida.

Ele morreu jovem, não teve um amor verdadeiro, não se casou, não formou um lar, não deixou filhos. Era fruto de uma promessa mas pôs tudo a perder pela desobediência insistente em cobiçar as coisas mundanas e por se deixar levar por seu coração, deixou de ouvir a voz do Senhor e foi derrotado.

Texto retirado do Site: http://namorocristao.blogspot.com/2005/10/sanso-e-dalila.html

Pense nisso.

Nunca deixe o inimigo tirar o brilho de Deus em você!

Deus tem promessas para as nossas vidas.Temos que estar com nossos corações cheios do Espírito Santo de Deus para que as outras coisas não venham habitar nele.

Como diz o ditado:

Mente vazia, oficina do diabo.

Vamos fazer uma adaptação nesse ditado, trocando a palavra mente, por coração então ficará:

Coração vazio, oficina do diabo

Tenhamos todos o coração cheio, cheio do Espírito Santo de Deus!

Deus abençoe sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário