terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Como vencer a ansiedade à luz da palavra de Deus

I Pedro 5:6-10

6. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte;
7. Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
8. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.
9. Ao qual resisti, firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
10. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

No nosso século,tem acontecido constantes avanços tecnológicos.Só que juntamente com esses avanços, tem surgido também muitas doenças que tem afetado diretamente a vida das pessoas.Dentre estas doenças, vale citar as doenças de origem física tais como câncer, aids, etc.Mas o foco da minha mensagem são as doenças de fundo emocional,e sim as psicológicas que ao meu ver afetam muito mais pessoas na população mundial do que as físicas.
Entre as doenças psicológicas, vale citar, depressão,ansiedade, síndromes como a do pânico por exemplo, entre outras.

O tema da minha mensagem é: Como vencer a ansiedade à luz da palavra de Deus

Ansiedade é algo que tem afetado muitas pessoas nos dias atuais.

Segundo o dicionário, a palavra ansiedade quer dizer:

1. Angústia; aflição.
2. Desejo ardente; anelo.

Quando quero que alguma coisa aconteça logo, rápido, sem demora...
Por exemplo: Estava ansioso para saber a nota da prova.

Muitas pessoas sejam elas jovens ou adultas sofrem devido à ansiedade, que nada mais é que a urgência que algo aconteça rapidamente.Essa pressa, traz na maioria das vezes, sentimentos como angústia, aflição no coração das pessoas e gera sofrimento, muito mais quando essa ansiedade é acompanhada de uma decepção, ou seja,quando não acontece o que se esperava.

Podemos encontrar refrigério na palavra de Deus para vencer esse mal do nosso século e através dessa passagem de I Pedro 5:6-10, podemos tirar alguns ensinamentos:

1. APRESENTAR NOSSO CORAÇÃO QUEBRANTADO A DEUS( V.6)

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte;

Como foi dito anteriormente, ansiedade gera muitas vezes tristeza,frustração e esse sentimento pode causar sentimento de inferioridade,angústia,entre outros.
Mas se nos humilharmos diante de Deus, ou seja, se nós colocarmos “a nossa boca no pó” e clamar ao Senhor de todo o nosso coração, a Seu tempo(o tempo de Deus) Ele nos exaltará, ou seja, ele nos restaurará.

2. ENTREGAR A DEUS A NOSSA ANSIEDADE(V.7)

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Devemos tratar Deus como se fosse um amigo muito íntimo em quem confiamos muito, pois Ele conhece nosso coração e só quer que contemos a Ele como estamos nos sentindo.Isso alegra o coração de Deus, saber que temos confiança nEle para contar nossas angústias.
O versículo 7 que diz que devemos lançar sobre Ele(Deus) a nossa ansiedade, ou seja, temos que entregar esse sentimento sobre Ele, dizer que esta não nos pertence mais.Isso é algo muito difícil, pois muitas vezes nós em nossas orações dizemos que entregamos a Deus, mas na verdade ainda estamos remoendo aquele sentimento dentro de nós. Mas temos que perseverar, não desistir, pois esse é um processo que temos que passar.
Muitas vezes, quando estamos aprendendo a entregar nossos sentimentos nas mãos do Senhor, passamos por situações que provam nossos sentimentos, e isso muitas vezes é necessário para que sejamos moldados de acordo com a vontade do Senhor.
Outro ensinamento importante que tiro desse versículo é que Deus cuida de nós.
O verso 7 finaliza com essa afirmação “porque Ele tem cuidado de vós”.
Sim é isso mesmo!
Deus não cuidava de nós no passado apenas, nem cuida somente agora no presente, Ele tem cuidado sempre!
Isso quer dizer que Deus cuidava, cuida e sempre cuidará de nós!

Que refrigério, que alegria saber isso!

Que temos um Deus que cuida de nós com tanto amor e carinho, que apesar das nossas falhas está sempre junto de nós, nos amparando para que não caiamos, e se cairmos, Ele está sempre com Suas mãos de amor estendidas para nos ajudar a levantar!

3. DEVEMOS VIGIAR SEMPRE(V.8)

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.

Para vencer a ansiedade então devemos Apresentar nosso coração quebrantado a Deus, Entregar a Deus a nossa ansiedade e mais um ensinamento importantíssimo que considero essencial, é que devemos vigiar sempre.
O inimigo está sempre ao nosso redor “bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. Satanás age nas nossas fraquezas, naquilo que ele sabe que nos afeta que nos enfraquece, por isso temos sempre que ser sóbrios, ou seja não nos deixar “embriagar” pelos nossos sentimentos e vigiar ou seja,não deixar que essas coisas que não provém do Senhor tirem a nossa paz.

A palavra de Deus diz em Jeremias 17:9 que “Enganoso é o coração mais que todas as coisas e perverso.Quem o conhecerá?”
Acima de tudo temos que vigiar pois nem tudo que está no nosso coração provém de Deus.Mas essa palavra de Jeremias no verso 10 complementa dizendo: “Eu, o Senhor esquadrinho o coração”, ou seja Deus sonda o nosso coração,Ele é o único que pode fazer isso, e além de sondar, se permitirmos o Senhor cuida do nosso coração, sarando as feridas que nele estão.
Tudo é uma questão de decisão e atitude da nossa parte.Se quisermos e orarmos a Deus,Ele sonda e trata do nosso coração.

4. VOCÊ NÃO É O ÚNICO QUE SOFRE(V.9)
Ao qual resisti, firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

O Senhor Jesus nos deixou bem claro em sua palavra que no mundo passaríamos por aflições.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo, eu venci o mundo.(João 16:33)

Então caros irmãos, vocês não estão sozinhos nessa!Você não é o único que sofre!Existem muitas pessoas também passam pelo que você está passando ou até mesmo por algo pior. Mas Jesus nos diz que tenhamos paz Nele, bom ânimo, Ele venceu o mundo.
Estamos nesse mundo de passagem.Nosso Salvador Jesus voltará para buscar aqueles que O amam e que sofrem por amor Dele, seja de que maneira for o sofrimento, seja físico ou psicológico.Tenhamos paz e força em Jesus para seguir em frente..

5. VOCÊ PRECISA SER MOLDADO(V 10)

E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

Nossa ansiedade sempre nos atrapalha em vários aspectos da nossa vida, até mesmo em nosso relacionamento com Deus.
Não se deixa de ser ansioso de um dia para o outro.É um processo que leva tempo para chegar ao resultado esperado.
O verso 10 diz que o Nosso Deus, depois de sofrermos um pouco nos moldará(aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá).
Esse processo na maioria das vezes dói(...depois de haverdes padecido um pouco...), mas é necessário para que possamos ser aperfeiçoados, ter amadurecimento espiritual.

É um processo que temos que temos que passar sozinhos, sem a ajuda de ninguém é a cura interior de Deus nas nossas vidas.

CONCLUSÃO

Vencer a ansiedade é um processo que demora algum tempo, mas que em Deus com certeza podemos conseguir.
Devemos buscar primeiramente intimidade com Deus, em oração, leitura da palavra, louvores, entre outras formas.

A própria palavra nos diz isso em Mateus 6:33

Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Devemos buscar primeiramente ao Senhor, as coisas de Deus para a nossa vida para receber o alimento espiritual que o Senhor tem para nós.Não esperando bênçãos em troca, nossa busca ao Senhor deve ser independente disso, não importando as circunstâncias que nos encontramos, devemos sempre buscar ao Senhor, mesmo quando estamos nos sentindo distantes e frios na fé, mesmo quando não estamos com vontade de orar, devemos buscar sim e orar sim, mesmo sem querer, pois isso também agrada ao Senhor, nossa reverência a Ele e obediência.
Temos que pedir sempre que Ele renove em nosso coração nosso amor por Ele e nossa sede em Tê-lo conosco.

Espero do fundo do coração que essa mensagem que escrevi tenha abençoado a sua vida.Senti em meu coração que deveria compartilhar as mensagens que eu escrevo com meus irmãos em Cristo e é isso que estou fazendo através desta.
Saiba que se você sofre de ansiedade ou de qualquer outra coisa que tenha tirado a sua paz, que você não é o único(a), não está só.Eu também tenho minhas lutas internas, meus sofrimentos.Mas louvo a Deus porque sinto que Ele tem tratado de mim e com certeza tem tratado de você também e nos dará a vitória sobre o que nos aflige.

Entregue tudo ao Senhor.
Ele é a única solução!
Deus abençoe

Escrito por:Ariene S. de Souza

5 comentários:

  1. Olá Ariene! Não conheço você, mas escrevo pra dizer que essa mensagem teve um impacto extremamente positivo na minha vida. Graças a Deus por isso. Amanhã mesmo vou compartilhar essa mensagem com meus irmãos da célula. Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Ariene grato pela menasagem edificante irmã que a paz do senhor esteja contigo amém

    ResponderExcluir
  3. Ariene, esta mensagem chegou para mim em um dia de muita aflição, mas o Senhor na sua infinita sabedoria e com sua misericórdia usa os meios também. Obrigado, Jesus te abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada irmãos.Escrevi essa mensagem em um dia de muita angústia e aflições que estava passando.Fico muito feliz por ter sido usada por Deus mesmo em momentos difíceis para abençoar a vida de outras pessoas.

      Deus abençoe!

      Excluir
  4. muito linda e acolhedora sua mensagem, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir