sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A última palavra é de Deus

“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.”(Provérbios 16:1)

Por toda a sua vida, o ser humano faz planos e traça objetivos a serem realizados.À medida que um sonho é realizado, adquire-se outro.
Com o passar do tempo, amadurecemos nossa visão muda e com ela muitas vezes nossos planos.Às vezes não, em muitos casos ocorre apenas uma modificação na maneira que almejamos alcançar nossos objetivos.
Não podemos esquecer que, independente de nós, há um Deus que nos criou e que nossos planos, têm de estar de acordo com a vontade Dele, pois Ele sabe de todas as coisas, inclusive o que é melhor pra nós.

Em Provérbios 16:1 aprendemos algumas verdades:

1. PODEMOS FAZER PLANOS

“O coração do homem pode fazer planos...”

Como foi dito anteriormente, o ser humano passa a vida inteira traçando objetivos a serem realizados.E isso não é errado!Nós podemos sim sonhar, planejar, afinal Deus nos dá liberdade para isso.
Como ouvi certa vez em uma pregação nós humanos somos “seres desejantes”, ou seja, sempre queremos algo, estamos sempre em busca de algo a ser conquistado, alcançado, realizado.

Devemos levar em consideração alguns fatores com relação aos nossos planos:

Temos que ter prudência“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm...”

Temos que ser prudentes ao fazer nossos planos.

Ao almejar por alguma coisa sempre pensemos:

O que eu planejo, agrada a Deus?

O que eu planejo, edifica?

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."(Mateus 6:33)

Buscar o reino de Deus, significa buscar as coisas que edificam, então antes de tudo, devemos pedir direção a Deus quanto aos nossos planos, para que Ele nos conduza em nossos sonhos e objetivos.
Se não edifica, não provém de Deus. Temos que buscar sempre ao Senhor em oração, pedindo para que Ele nos mostre se aquilo que queremos está de acordo com a Sua vontade.

Ousemos em buscar aquilo que queremos – Caso Deus confirme que nossos planos são de Seu agrado, ou seja quando o Senhor nos dá “carta branca” para colocarmos nossos planos em prática, devemos agir.
Não podemos ficar parados, temos que agir, orar a Deus pedindo que nos conduza e sempre esteja conosco em nossa caminhada.

SE É DA VONTADE DE DEUS, NÃO HÁ O QUE TEMER!

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.”(II Timóteo 1:7)

Deus não nos fez para sermos medrosos.Essa palavra de II Timóteo 1:7, nos diz claramente isso.

→Temos que ser fortes para enfrentar as turbulências, pois não será fácil a caminhada.Muitas vezes, nos deparamos com obstáculos.

MAS O NOSSO DEUS NOS DEU ESPÍRITO DE FORTALEZA.

TOMEMOS POSSE DISSO!

→Em tudo que fazemos, não deve faltar amor.Amor a Deus, ao próximo enfim, se queremos seguir em frente com nossos planos, pois o amor em Deus é o que nos ajuda a seguir em frente.

→Em tudo é necessário moderação.Nem mais nem menos.

Ouvi certa vez alguém dizer que “tudo demais faz mal”, ou seja tudo em excesso não é bom.
Há um outro ditado que ouvi também que diz é “melhor sobrar do que faltar” , mas nessa palavra de Paulo a Timóteo diz que Deus nos deu espírito de moderação.

Entendo que não devemos nem ser exagerados, nem pouco motivados.

TEMOS QUE SER MODERADOS!

2. A ÚLTIMA PALAVRA É DE DEUS

“...mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.”

Nosso coração sempre fará planos.E não está errado.Deus nos dá liberdade pra isso.
Não podemos esquecer nunca que nossos planos tem que estar debaixo da vontade e autoridade de Deus.

E o mais importante: A ÚLTIMA PALAVRA É DE DEUS!

Quem determina se o que almejamos vai se realizar ou não é Deus!

Não há nada que aconteça nesse mundo que não seja da vontade de Deus!

Uma folha que cai, uma flor que desabrocha, tudo acontece pela vontade de Deus.

Sabemos que basta uma única palavra do Senhor, para que o que queremos aconteça em nossas vidas.

E essa resposta certa dos lábios, vem DEle!

Deus sabe de todas as coisas, inclusive se nossos planos nos trarão conseqüências boas ou ruins.

Se a palavra certa dos lábios de Deus é SIM, Ele nos conduz para desfrutarmos daquilo que desejamos.Claro que tudo no tempo Dele, e não podemos esquecer de fazer nossa parte que é orar e agir.

Mas se a palavra certa dos lábios de Deus é NÃO, temos que ter a certeza que Deus sabe o que é melhor para nós.E nem por isso devemos deixar de sonhar.Devemos seguir em frente, novos planos, novas metas, dependendo sempre do Senhor, orando e buscando a Ele para nos conduzir.

Às vezes, a palavra certa dos lábios de Deus não é SIM nem NÃO.... mas ESPERA.

Nesses momentos em que Deus nos manda "colocarmos o pé no freio" com relação aos nossos planos, temos que buscar a Ele em oração, para confirmação da parte do Senhor, para possibilitar o agir de Deus em nosso interior para tratar o que é necessário antes de seguirmos em frente ou não com nossos objetivos.

Mas se surgir oportunidades, não devemos deixá-las passar.

A oportunidade, muitas vezes é o fim do ESPERA de Deus.

Há uma frase que diz assim:

"As oportunidades são como o nascer do sol. Se você esperar demais, vai perdê-las." (Willian Arthur Ward)

Temos que estar atentos para não perdermos as oportunidades que muitas vezes Deus coloca para bater à nossa porta.

Se você tem dificuldade de identificar oportunidades à sua frente, ore a Deus pedindo que a mostre para você e te dê entendimento e sabedoria para saber como agir.

NÃO PERCA AS OPORTUNIDADES!

DEUS FALA COM VOCÊ ATRAVÉS DELAS!

ORE, PEÇA ESCLARECIMENTO!

DEUS MOSTRA!

DEUS DIRECIONA!


CONCLUSÃO

A importância de ser um sonhador

Ser um sonhador não é apenas pensar em alcançar algo e tentar obter, caso não for possível adquirir aquilo, já começar a planejar outro objetivo.Não!Sonhar não é isso.Um sonhador tem que ser persistente e só se contentar quando ver seus sonhos realizados.Não é aquele que começa a planejar algo e logo quando se depara com as dificuldades e circunstâncias, desiste e já passa a traçar outros planos.
A principal qualidade de quem sonha é crer naquilo que é sonhado.Mesmo quando as pessoas tentam desanimá-lo, dizendo que é impossível, que ele nunca irá alcançar seu sonho, ele não desiste.Um sonhador tem que ser teimoso, persistente, visionário.Sonhar é ver possibilidades onde não há razão para acreditar.O sonhador vê o que ninguém mais vê.Ele tem o dom de crer que é possível e que irá acontecer.Ele não se comove com os desanimadores, com os invejosos que tentam matar os sonhos dele.Esses são os atributos de um sonhador.
Jesus era um sonhador.Ele veio em uma missão.Ele foi enviado por Deus para cumprir algo que Deus tinha em Seu coração.Jesus sonhava em ver seus propósitos alcançados e ver se cumprir tudo aquilo para que ele foi enviado.Ele sonhava e também contagiava as pessoas ao seu redor.Os discípulos mesmo foram influenciados por ele.Quando Jesus conheceu os discípulos, eles eram pessoas simples, alguns deles sem estudos, sem perspectiva, mas Jesus começou a implantar neles o sonhos que ele tinha, aí eles começaram a imaginar o mesmo também.
Naquela época, os israelitas viviam sob o domínio dos romanos, e os discípulos sonhavam ver a liberdade de seu povo.Quando Jesus transmitiu seus sonhos para eles, eles passaram a sonhar também com a liberdade espiritual do povo de Israel.Todo sonhador contagia.Jesus mesmo foi transferindo seus sonhos para os discípulos, e logo depois que tinham absorvido os mesmos sonhos de Jesus, eles sairam influenciando outras pessoas a sonharem.
A própria Bíblia diz:"Há esperança para o teu futuro" (Jeremias 31:17).Deus gosta dos sonhadores.
Existe uma doença genética que atrapalha a visão de quem a possui.O daltonismo é uma dificuldade de perceber certas cores, principalmente o verde e o vermelho.Quem é daltônico não consegue diferenciar entre as cores.Onde houver o verde ou o vermelho, ele não conseguirá notar essas cores.Assim é a pessoa que não sonha:olha, mas não consegue enxergar.Existem muitas pessoas "daltônicas", que não conseguem visualizar seus objetivos concretizados.Elas,obviamente, são muito infelizes, dificilmente alcançam as coisas, não tem o prazer de se alegrar por ter alcançado algo que era desejado há tempo, pois só vivem do acaso, tudo na vida deles só acontece por acaso, e não porque foi buscado, almejado.
Se não fosse o dom de sonhar, muitas coisas hoje não existiriam.A eletricidade, o avião, o automóvel, por exemplo.As pessoas que descobriram essas coisas não teriam alcançado elas se não tivessem sonhado, se não tivessem passado horas imaginando aquilo poder acontecer e ter se esforçado para ver a concretização de seus objetivos.Já pensou se Thomas Edson, o inventor da lâmpada, tivesse tentado apenas uma vez e, vendo que não dava certo, desistisse logo, sem tentar mais?Hoje não teríamos a lâmpada!!!
O mundo é movido pelos sonhadores.Se todo mundo parasse de sonhar e se projetar em seu futuro, o mundo também pararia, ou pelo menos estaria cheio de pessoas frustradas e tristes.

Sonhe!Lute pelos seus objetivos!


Texto extraído do site: http://explorabiblia.blogspot.com/2009/06/importancia-de-ser-um-sonhador.html

E que seus sonhos estejam sempre debaixo da vontade e autoridade de Deus!

Lembre-se: A resposta certa dos lábios vem do Senhor!

A última palavra é de Deus!

Dependa Dele.Busque a Ele!

Deus te abençoe.

Escrito por: Ariene S. de Souza

7 comentários:

  1. Amei as palavras para nossa meditação,falou profundamente ao meu coração.
    Deus à protej.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente texto... Que DEUS te abençoe e que todos os seus dias sejam coroados de êxitos... Continue sendo esse canal de bênçãos, para com todos aqueles que tem fome não de pão, sede não de água, mas de ouvir a palavra de DEUS...

      Excluir
  2. Simplesmente amei esse artigo,parabéns, meditação mesmo,guiada por Deus.

    ResponderExcluir
  3. bela mensagem que Deus continue te abençoando sua ungida'

    ResponderExcluir
  4. Que texto maravihoso.
    O texto falou profundamente com meu coração. Eu precisava disso 💖

    ResponderExcluir
  5. Não pare! Faça mais isso muitas pessoas precisam ser tocadas. Seus textos são magníficos.
    Se você tiver conta em facebook ou outro lugar no qual possa acompanhar esses lindos e maravilhoso texto.gostaria que me falasse.

    ResponderExcluir
  6. excelente,Deus abençoe a todos dessa equipe

    ResponderExcluir