terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Crescendo na Aflição

"...Deus me fez crescer na terra da minha aflição."
( Gênesis 41: 52 )

O versículo acima, é um trecho referente à história de José, o filho preferido de Jacó entre os seus 11 irmãos.
Ele era um dos filhos mais novos e, culturalmente, ele não deveria ser o preferido; o primogênito, Rubens, é quem deveria ter todas as “regalias”.
Para completar a situação, José tinha o dom de sonhar e interpretar os sonhos. Em um destes sonhos, ele via o sol e a lua e mais 11 estrelas se prostrando perante ele. A interpretação era simples e até o seu pai, Jacó ficou meio surpreso:

“Quer dizer que eu, sua mãe e seus irmãos iremos nos prostrar diante de ti?” (Gn. 37.10.)

A fúria dos seus irmãos era tão grande que eles armaram um complô contra ele: “Vamos matá-lo!", Rubens temeu e deu uma outra sugestão:

“Lançaremos ele num poço e diremos ao nosso pai que uma ferra o devorou!”

Mas passando uma tropa egípcia, eles resolveram vendê-lo por 26 moedas de prata! José foi dado como morto por seus irmãos ao seu pai, Jacó.
José foi entregue a Potifar, chefe do exército do Egito, para ser seu escravo e o servia em sua casa.
Por causa de sua sabedoria e unção ganhou a confiança de Potifar. E tudo o que ele tinha, foi entregue nas mãos de José. Mais que um simples escravo, ele era administrador da casa do General.
Quando tudo parecia está se encaminhando bem, a mulher de Potifar, começou a seduzi-lo e por não querer trair o novo amigo com sua esposa, foi levado preso e por dois anos esteve lá na cadeia pagando por um crime que não cometeu. Potifar o conhecia, sabia da sua conduta, mas mesmo assim, acreditou no falso testemunho da sua esposa e o deixou preso por 2 anos. Mas Deus tem um propósito em todas as coisas que acontecem com os seus amados, e através do dom que Deus o tinha dado, o de interpretar sonhos, ele conseguiu algo que era cobiçado por vários homens naquela época: ser nomeado governador do Egito, a maior potência mundial do período!

Faraó teve um sonho que ninguém soube interpretar (Gênesis 41).
José foi o único que interpretou corretamente aquele sonho e, como prêmio, foi colocado como Governador! Ele estava apenas abaixo de Faraó! Tudo que ele quisesse lhe seria dado!


Segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra aflição significa:
Agonia, mágoa, tristeza, dor.

As aflições de José foram muitas. Ele era odiado pelos irmãos por ser o preferido do Pai, por conta disso foi vendido como escravo, preso, caluniado, enfim passou por muitas tribulações.

O Texto de Gênesis 41:52 relata o momento em que José estava na posição de Governador do Egito.Ele teve dois filhos no qual o segundo chamou Efraim porque disse que Deus o havia feito crescer na terra de sua aflição.

A terra da aflição de José era o Egito, onde ele foi vendido como escravo pelos irmãos, caluniado pela mulher de Potifar e preso injustamente por 2 anos.

A partir desse versículo, podemos entender que a aflição com Deus gera sim crescimento. Foi o que aconteceu com José. Algumas verdades podem ser extraídas desse texto acerca disso:

1. PRECISAMOS CRESCER – Muitas vezes quando Deus permite que nos venha a aflição, é porque precisamos crescer, amadurecer, ser moldado.

José era o filho caçula de Jacó e o mais querido pelo pai.
Naquela época normalmente pela cultura deles o filho preferido era o primogênito, ou seja, o irmão mais velho.

Mas em Gênesis 37:7 e em Gênesis 35:24 respectivamente temos a resposta:

“Os filhos de Raquel: José e Benjamim;”

“E Jacó amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice...”

José era o filho da velhice de Jacó, e mais, ele era o filho de Raquel a mulher que Jacó amava e a qual ele trabalhou muitos anos para poder se casar com ela.(Gênesis 29:18-31)

Nos dias de hoje vemos que os filhos caçulas geralmente são os mais paparicados.Com isso, alguns ficam mais mimados e imaturos pois vivem cercados de cuidados e proteção. Isso, por um lado é bom, pois a criança se sente amada, por outro é ruim pois gera ciúmes dos outros irmãos como foi o caso de José, e o principal, o filho caçula, cresce mimado, imaturo, sem saber lidar com determinadas situações e conflitos da vida, por ter sido muito cercado de cuidados.

Quero dizer que muitas vezes a aflição vem para que cresçamos, para que amadureçamos como aconteceu com José.

"Quebrar a cara", como se diz popularmente muitas vezes é necessário para que aprendamos a encarar a realidade da vida como ela é.
Nem tudo são flores.Quando passamos por situações contrárias à nossa vontade, a tendência é de saímos fortalecidos dela, amadurecidos, preparados até para outra tribulação caso venha a acontecer.

2. A AFLIÇÃO NOS FAZ CRESCER

José vivia cercado dos cuidados do Pai, mas quando foi levado e foi obrigado a lidar com situações contrárias à sua realidade ele foi moldado.Em uma terra estranha, se vendo sozinho, tendo que trabalhar para garantir seu sustento e sobrevivência, ele amadureceu, algo o que o levou a perdoar os irmãos e unir novamente a família sem nenhum vestígio de ódio, nem por parte dos irmãos, nem por parte do próprio José.
Algumas tribulações que enfrentamos, se analisarmos bem, nos proporciona crescimento, pois saímos dela, mais fortes, com um aprendizado, e com uma nova maneira de ver a vida.

SOMOS TRATADOS,MOLDADOS E CURADOS NA AFLIÇÃO

Quando José diz: “Porque Deus me fez crescer na terra da minha aflição.”, trata-se exatamente disso.

Depois que foi vendido aos Egípcios, ele passou por situações que o fizeram depender mais de Deus, e consequentemente amadurecer espiritualmente, o que reflete também em sua, maneira de agir e pensar, assim como o fato de ele ter perdoado os irmãos.

José chegou na Terra de sua aflição(Egito) na condição de escravo. Foi preso por 2 anos, devido a uma mentira contada pela esposa de Potifar, seu senhor. Ao usar o dom que Deus o havia dado, interpretando o sonho do Faraó, que ninguém tinha conseguido interpretar, foi nomeado, Governador do Egito.

DEUS O FEZ CRESCER NA TERRA DE SUA AFLIÇÃO!

Mas para isso, primeiro José teve que passar por várias etapas:

Vejamos as palvras-chave das etapas de José no Egito:
Escravo
Preso
Interpretou o sonho do Faraó
Governador do Egito

Vejamos um exemplo bem simples.

Não se constrói uma casa de cima para baixo.É necessário começar de baixo para cima, colocar os alicerces, enfim para que esta fique firme e não caia.

Assim acontece conosco.Temos que estar firmes, e para isso temos que começar de baixo para que quando Deus nos colocar "lá em cima", possamos estar preparados, firmes para permanecer lá sem desmoronar.


3. AFLIÇÃO NOS APROXIMA MAIS DE DEUS – Desde o episódio em que José fora vendido como escravo, podemos a confirmação dessa afirmação. Ele estava em uma terra estranha, não tinha o Pai por perto para protegê-lo, então restou a Ele depender e confiar no Senhor para todas as coisas.
Podemos ver que em todas as aflições em que José passara Deus era com ele:

Na casa de Potifar:

E o Senhor estava com José, e foi varão próspero; e estava na casa do seu senhor egípcio.
Vendo, pois, o seu senhor que o Senhor estava com ele, e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em sua mão.(Gênesis 39:2,3)

No cárcere:

Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.
E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele fazia tudo o que se fazia ali.
E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele; porquanto o Senhor estava com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava. (Gênesis 39:21,22 e 23)

NÃO SOMENTE NAS AFLIÇÕES, MAS QUANDO DEUS HONROU JOSÉ E ESTE FOI NOMEADO GOVERNADOR, DEUS ESTAVA COM ELE, E O MAIS IMPORTANTE: JOSÉ NÃO SE ESQUECEU DO SENHOR.

José posto como Governador:

E disse Faraó aos seus servos: Acharíamos um varão como este, em quem haja o Espírito de Deus?
Depois, disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu.(Gênesis 38,39,40)

O reencontro de José com seus irmãos:

Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque, para conservação da vida, Deus me enviou diante da vossa face.
Pelo que Deus me enviou diante da vossa face, para conservar a vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. (Genesis 45:5;7 e 8)

Quando Jacó adoece

E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, traze-mos aqui, para que os abençoe.(Gênesis 48:9)

Com certeza, devemos buscar a Deus em todos os momentos, sejam eles bons ou ruíns.
Nos momentos de aflição, que passamos a depender mais de Deus, quando a situação está fora do nosso controle, é aí que buscamos mais ao Senhor, esperando que venha Dele a solução.

CONCLUSÃO

Assim como José, temos que depender sempre do Senhor, seja nas horas de alegria ou de tribulação.É na aflição que Deus nos trata, nos cura, nos molda, mesmo que não entendamos o porquê.
Outra lição importante que podemos tirar da história de José é que em momento algum ele questiona Deus, perguntando o porque daquela situação.Ele simplesmente confia, descansa, busca ao Senhor e deixa Deus conduzir a situação.
Precisamos aprender a ser como José. Não questionar, apenas buscar ao Senhor e descansar.
É muito difícil, com certeza, pois quando olhamos para a situação ao nosso redor, muitas vezes o pensamento que vem é que não tem jeito, não tem saída.
Mas não podemos pensar assim.

O Deus que esteve com José em toda sua vida, em todos os momentos, bons e ruins e que o abençoou, é o mesmo Deus de hoje, que cuida de mim e de você, que nos faz crescer na aflição.

Tenhamos todos confiança no Senhor !

Deus abençoe

Escrito por: Ariene S. de Souza

4 comentários:

  1. Que mensagem maravilhosa!!! Que Deus continue abençoando se entendimento cada vez mais. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. COMO PRECISAVA LER ESTA MENSAGEM , TENHO PASSADO POR UM DESERTO ,MAS DEUS ESTÁ COMIGO. ELE HÁ DE ME AJUDAR A VENCER EM TUDO. ... LOUVADO SEJA O SENHOR.

    ResponderExcluir
  3. COMO PRECISAVA LER ESTA MENSAGEM , TENHO PASSADO POR UM DESERTO ,MAS DEUS ESTÁ COMIGO. ELE HÁ DE ME AJUDAR A VENCER EM TUDO. ... LOUVADO SEJA O SENHOR.

    ResponderExcluir