terça-feira, 16 de julho de 2013

Emoções a flor da pele

A Bíblia está carregada de passagens que chamam atenção para o controle das emoções, da necessidade de refletir sobre as mesmas, algo de suma importância nos dias de hoje, quando nos deparamos com episódios terríveis, quando não, brutais de violência fruto da falta de controle.

Por isso, quero deixar um alerta, que retiro das orientações do próprio Senhor Jesus Cristo, quando o mesmo falou a respeito do cumprimento da lei e dos profetas, diz Ele:

Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno. (Mateus 5:22)

As palavras mencionadas pelo Senhor Jesus Cristo, são incisivas quanto às penalidades decorrentes da insensatez das atitudes, que podem levar a danos morais e físicos oriundas da falta de controle emocional.

Hoje se assiste a um número imenso de casos de violência deflagrados por falta de controle emocional, quer no âmbito do lar, da família, do casamento, do universo das amizades, entre os desconhecidos e irmãos em Cristo, o que é mais grave.

A Palavra confirma com letras de peso, aquele que sem razão, se encolerizar ou que for dominado pela raiva, ódio, emoções terríveis e perder o controle, torna-se réu de juízo, réu de Sinédrio, réu do inferno. 

Não há algo mais forte que Jesus tenha dito a respeito da falta de controle emocional, são fins terríveis, abomináveis, um peso do qual não foi retirado nenhum jota, nenhum til, o que já tinha sido tocado e alertado pelo autor de Provérbios, quando diz que:

Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito. (Provérbios 25:28)

Uma cidade sem muralhas, uma casa sem muros é comparada ao homem sem controle emocional, um lugar desprotegido, sem guarda diante dos perigos, sobre o que podemos dizer, das ações do próprio inimigo de nossas almas, o diabo, que tem a mente como um dos primeiros campos de ataque.

Preciosa, a questão é grave, contenha-se, controle-se, levante muros ao seu redor, tenho visto vários episódios de término de relacionamentos, de casamentos por falta de controle emocional, com graves prejuízos para ambas as partes, por isso lhe alerto:

Melhor é morar num canto de umas águas-furtadas do que com a mulher rixosa numa casa ampla. (Provérbios 21:9)

Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda. (Provérbios 21:19)

Não se deixe cair no descontrole emocional, onde a mente se torna alvo de ação do inimigo, um campo de batalha, onde tudo pode ser posto a perder num simples instante, por isso Preciosa antes de qualquer passo em falso:

Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade e ora a Deus, para que, porventura, te seja perdoado o pensamento do teu coração; pois vejo que estás em fel de amargura e em laço de iniquidade. 
(Atos 8:22-23)

Reconstitua tua história antes mesmo de perdê-la, pois:

"Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade." (Provérbios 16:32)

Escrito por: Cleany Salazar
Fonte: http://www.revistapreciosa.com.br/todas/emocoes-a-flor-da-pele/

Nenhum comentário:

Postar um comentário