sexta-feira, 29 de junho de 2012

O poder do louvor


"E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados"
(2 Crônicas 20.22) 

Devemos entender o poder do Louvor em nossas vidas!

Já imaginou que poder há quando, diante de uma afronta do inimigo abrimos a boca ou enchemos nosso coração com louvor?

Imagine o poder liberado por uma mãe, uma dona de casa, na sua cozinha, louvando a Deus sobre as circunstâncias que ameaçam a vida espiritual de seus filhos, de seu casamento, sua família?

E o poder liberado pelo louvor de um jovem no trabalho, ou na escola, diante de tentações e ameaças do inimigo?

Ah se soubéssemos o poder que está disponível através de nossa adoração....

Ana Paula Valadão

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Não levante monumento à sua dor




Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-. poderoso. “ (Rute 1.20)

O sofrimento não é permanente. Vai passar. A Bíblia diz que a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória e que o sofrimento do tempo presente não pode ser comparado com as glórias futuras. Por isso, não levante monumento à sua dor. Você deve alegrar-se por passar por diversas provações, porque o propósito dessas dificuldades é aperfeiçoar você. Os acontecimentos da sua vida não estão fora de controle. As rédeas da sua vida estão nas mãos do Deus vivo. Noemi, depois de perder seu marido e seus filhos em terra estrangeira, resolveu mudar de nome. Seu nome significa feliz, ela mudou seu nome para Mara, amargura. Ela ergueu um monumento permanente à sua dor. Ela olhou para Deus como o causador de suas tragédias e nem sabia que por trás daquela providência carrancuda Deus estava sorrindo para ela, preparando-lhe uma linda história. Sua nora seria bisavó do grande rei Davi e ancestral do Messias. Aquilo que parecia uma tragédia, transformou-se em triunfo bendito. 


Descanse na providência de Deus, que está trabalhando por você e não contra você.”


Gotas de esperança para a alma - Pr Hernandes Dias Lopes

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O que fazer quando não sabemos o que fazer?

Segunda Igreja Batista em Barra do Piraí


PREGAÇÃO Culto Domingo 24/06/2012 Manhã

Tema: O que fazer quando não sabemos o que fazer?
Texto Bíblico: 2 Crônicas 20:1-21 
Pregador: Pr Celso Martinez

Assista o Culto Online da SIBBP:




Horários de Transmissão

Quarta-Feira:19:30hs às 21:00hs.

Domingo:11:00hs às 12:00hs / 19:30hs às 20:30hs



Video streaming by Ustream

Reflexão...

"Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina... o que semeia contendas entre irmãos."(Provérbios 6:16-19)


A Palavra é bem clara quando nos diz que aquilo que o Senhor abomina, ou seja, rejeita, não suporta de maneira alguma é o indivíduo que semeia contendas entre irmãos.Seria interessante se analisássemos este versículo no âmbito da família de sangue, mas hoje apliquemos este ensino ao nosso coração, na perspectiva do Corpo de Cristo.
Nas cartas paulinas, é notório as muitas vezes que nos é exortado a viver um amor sem fingimento, fraternal, cheio de boas obras, que honra o próximo e exalta a Cristo.O rei Salomão chega mesmo a dizer: "O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões."(Provérbios 10:11,12).E se por fim analisarmos a vida de Jesus e principalmente os seus derradeiros momentos com os discípulos, o amor de Cristo, em Cristo e por Cristo é enfatizado sobremaneira.
Querida amiga ou amigo, é certo que sabemos que aquilo que fortalece qualquer relacionamento é o amor, e sem dúvida que isto se aplica a nós Igreja.Nós não fomos chamados para o Corpo de Cristo para servimos de estorvo, para sermos um tropeço para a vida do outro irmão na fé, nem para sermos desordeiros, nem tão pouco semearmos contendas a ponto de originarmos "guerras" entre uns e outros.Como eu fico triste, em ver muitos servos de Deus a perderem muito do seu tempo e a esgotarem-se fisicamente,emocionalmente e espiritualmente por causa deste tipo de pessoas e do que elas semeiam.Pessoas estas, que nunca estão contentes com nada, que têm o prazer em achar algo para servir de mexerico e muitas das vezes para apoiar a própria teoria deles.Geralmente são os que aparentam ser "santarrões" e que na sua loucura(que para eles é sabedoria e espiritualidade) não edificam em nada a Igreja, ou seja, em nada contribuem para a união e crescimento do Corpo de Jesus Cristo.
Tenhamos cuidado e temor, pois não esqueçamos o episódio que se passou com Miriã, Arão e Moisés(Números 12).
A Bíblia diz-nos que Deus ouviu as palavras de contenda, de inveja, de arrogância que ela semeou em Arão e ambos noutros corações contra moisés e sem justa causa.Sim, Deus ouviu e como Ele abomina tal coisa, chamou os três e colocou Arão e Miriã no seu devido lugar, mas sabemos que devido ao pecado, Miriã ficou leprosa e foi por causa do clamor do seu irmão Moisés, aquele que tinha sido injuriado, que a sua vida foi poupada da morte.
E quem sabe se esta não é uma das fortes razões para haver lepra espiritual dentro das igrejas?Querida amiga, recordando as palavras de Paulo a Timóteo, que possamos ser um vaso de honra na casa do Senhor e não de desonra e de vergonha.Sejamos mansos como Moisés, cheios de amor profundo como Jesus e coloquemo-nos ao lado do nosso irmão e sigamos juntos como um grande e inúmero povo, santificado, caminhando em direção à cidade celestial.
Sê uma bênção e não o contrário.Purifica o teu coração lançando fora todo o tipo de semente que possa interromper a união entre os irmãos e não te sentes na roda dos que escarnecem, nem tão pouco aceites, como as Escrituras nos ensinam, tal semente que provém do maligno contra o teu irmão.


Sejamos um contributo para que Davi escreveu: "Oh!Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união"(Salmo 133:1)


Deus te abençoe


Autora: Isabel Pereira

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Maria - A virgem escolhida por Deus


"... e o nome da virgem era Maria" (Lucas 1:27 - ACF).


Dentre tantas mulheres judias, Deus decidiu escolher uma jovem virgem, de uma família pobre, da cidade de Nazaré, para ser a mãe de Jesus, o nosso Salvador. O seu nome era Maria e ... foi a ela que Deus enviou um anjo para fazer um anúncio que a deixou perturbada, pois ela não estava entendendo o que seria tudo aquilo.


Um anjo lhe apareceu e lhe disse: "... Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres" (Lucas 1:28).


Que privilégio! Que alegria, receber um anjo, enviado por Deus em nossa casa!


Maria foi escolhida por Deus apesar de ser jovem, inexperiente, pobre e não ser uma pessoa de destaque em sua cidade mas ... Deus a escolheu. Talvez poucos a conhecessem mas o Senhor a conhecia. Ele conhecia o seu coração. Ele sabia que ela O amava, que ela O conhecia e que iria aceitar esta tarefa tão difícil para uma jovem judia que estava prestes a se casar.


Do mesmo modo que o Senhor conhecia o coração de Maria, Ele conhece o seu coração. Talvez você queira trabalhar para o Senhor mas você se acha uma pessoa despreparada, medrosa, sem ter muito estudo apesar de amar de todo o seu coração ao Senhor. Você tem vontade de dizer: "Eis-me aqui, Senhor!" mas se acha um pouco incapaz.


Amada irmã, quem capacita é o Senhor. Apesar de amá-Lo e de saber que Ele capacita, você também tem que fazer a sua parte ... lendo muito a Palavra de Deus para não só amá-Lo como também conhecê-Lo e obedecê-Lo.


Maria não só amava o Senhor mas conhecia a Sua Palavra e possuía uma fé que agradava a Ele.


Amada irmã, procuremos amar a Deus, conhecê-Lo, buscá-Lo desejando de todo o nosso coração ser usada por Ele.


Quando o anjo apareceu a Maria, ela estava noiva de José. Não sabemos, exatamente, quantos anos ela tinha mas a idade mínima para as moças se casarem era de 12 anos. Não sabemos quantos anos ela tinha mas de uma coisa nós sabemos: Maria amava ao Senhor e era uma serva obediente a Ele.


Será que você e eu amamos a Deus como Maria amava?
Será que você e eu somos servas fiéis, sempre prontas a obedecê-Lo? Sempre prontas a dizer sem nenhuma hesitação: "Eis-me aqui, Senhor, usa-me!"?


A princípio, Maria teve medo quando viu o anjo mas ele, amorosamente, disse: "... Maria não temas ..." (Lucas 1:30-33).


A Bíblia nos diz que Maria perguntou ao anjo: "... Como se fará isto, visto que não conheço homem?" (Lucas 1:34).


O anjo acalmou Maria dizendo: "... Descerá sobre ti o Espírito Santo ..." (Lucas 1:35).


Depois de ouvir o anjo que a acalmou, a resposta de Maria a ele ("Eis aqui a serva do Senhor") nos faz lembrar de quão diferente são, muitas vezes, as nossas respostas ao chamado do Senhor. Quantos NÃOS nós damos a Deus no nosso dia a dia? Vejamos alguns ...


1- Digo NÃO ao Senhor quando não leio a Sua Palavra porque ... "Hoje não dá! Tenho muita coisa para fazer!"


2- Digo NÃO ao Senhor quando esqueço de orar porque Ele não está sendo o primeiro na minha vida.


3- Digo NÃO ao Senhor quando acho que sou eu quem deve escolher o rapaz com quem devo me casar, esquecendo do que me diz a Palavra do Senhor em 2 Coríntios 6:14: "Não vos prendais a um jugo desigual, com os infiéis ... E que comunhão tem a luz com as trevas?"


4- Digo NÃO ao Senhor quando não vou aos cultos mesmo sabendo que Ele, em Sua Palavra, está me dizendo: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns ..." (Hebreus 10:25).


Maria , apesar de ser jovem, inexperiente e ... noiva, não temeu ficar grávida apesar de ...


1- ter que enfrentar o noivo;
2- ter que enfrentar a família;
3- ter que enfrentar as pessoas da cidade;
4- correr o risco de ser apedrejada.


A resposta que Maria deu ao anjo é a resposta que eu, como uma mulher de Deus, deveria dar quando o Senhor me chamasse para fazer algo para Ele. Ela disse: "Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra ..." (Lucas 1:38). Ela decidiu obedecer apesar dos problemas que iriam surgir.


Deus escolheu Maria para ela ser a mãe do Seu Filho unigênito e ela, humildemente e corajosamente, aceitou esta tão difícil mas tão privilegiada missão. Maria repousou no Senhor e creu que Ele iria suprir todas a suas necessidades e estar com ela em todos os momentos.


Nós, que também amamos o Senhor, olhemos para Maria como um exemplo a ser seguido por nós.


Sejamos como ela ...


1- Uma serva sempre pronta a obedecer ao que Deus nos manda fazer;
2- Uma serva sempre pronta a aceitar aquilo que Deus tem preparado para nós.


Querida irmã, como você costuma reagir às mudanças que surgem em sua vida?


Você é aquela pessoa que diz: "Senhor, seja feita a Tua vontade" ou é aquela que se revolta e não aceita o que Deus, muitas vezes, deixa acontecer em sua vida?


Como uma mulher de Deus, devo aceitar o que Ele prepara para mim e não devo esquecer que Ele é Deus e por isso é digno de toda a minha confiança.


Ao saber através do anjo que Isabel, sua prima, estava grávida, ela decidiu ir visitá-la. A Bíblia nos diz que ao chegar lá e saudando Isabel, a criancinha, que ainda se encontrava no ventre de sua prima, saltou de alegria e ela "foi cheia do Espírito Santo" (Lucas 1:41b) e disse: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre" (Lucas 1:42b).


Amada, vemos aí o encontro entre duas mulheres que amaram a Deus de todo o coração. Vemos aí duas mulheres cujos corações Deus conhecia. Vemos aí o milagre de Deus em suas vidas...


Isabel - uma mulher que amava ao Senhor, que era estéril mas que, mesmo sendo bem idosa, Deus decidiu fazer um milagre em sua vida presenteando-a com um filho - João Batista. 
Maria - uma mulher que amava ao Senhor, que era noiva, jovem e o Senhor decidiu fazer um milagre em sua vida: fazê-la conceber por obra do Espírito Santo de Deus e dar à luz a Jesus, sendo ainda virgem.


Vemos, no encontro destas duas mulheres de Deus, uma troca de bênçãos que enriqueceu aquele momento em que Maria chegou à casa de Isabel. As palavras de Isabel, que estava cheia do Espírito Santo, alcançaram a alma de Maria que, também cheia do Espírito do nosso Deus, respondeu com um cântico de júbilo, conhecido como Magnificat, e palavras cheias de adoração.


Neste seu cântico, ela chamou Jesus de Senhor e Salvador. Ela disse: "... A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lucas 1:46-47).


Ela, assim com eu e você, estava necessitando de um Salvador para ser salva e ter a vida eterna junto ao Senhor para todo o sempre.


No seu cântico, ela mostra algumas características do nosso Deus e Senhor. Ela diz que Ele é ...


Santo - "Santo é o seu nome" (Lucas 1:49b);
Poderoso - "Porque me fez grandes coisas o Poderoso" (Lucas 1:49a).
Misericordioso - "E a sua misericórdia é de geração em geração" (Lucas 1:50).


Como Maria conhecia estes atributos de Deus? Com certeza, ela os conhecia porque também conhecia a Palavra de Deus.


Assim como ela, eu desejo conhecer outros atributos do Senhor mas, para isso, eu tenho que ler, diariamente, a Sua Palavra. À medida que a leio vou pouco a pouco conhecendo o amor dEle por mim e o que Ele fez para ter-me eternamente junto a Ele. Ele não é só um Deus santo, poderoso e misericordioso mas é também um Deus amoroso que não mediu esforços para enviar seu Filho unigênito para morrer no meu lugar, por meus pecados e me dar a vida eterna junto a Ele para todo o sempre.


Sabemos que o caminho que Maria percorreu até a manjedoura foi árduo mas a mão do Senhor estava com ela:


1- José pensou em abandoná-la mas o Senhor enviou um anjo que, em um sonho, esclareceu tudo a ele;


2- Quando ela já estava prestes a dar à luz, teve que fazer uma longa viagem por causa de um "decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse" (Lucas 2:1). Mas o Senhor Deus a fortaleceu para que se completasse os dias em que Jesus deveria nascer;


3- Maria não teve o conforto de estar com sua família, na hora do parto mas Deus a fez ver em José tudo que ela necessitava;


4- Maria não teve o conforto de estar em sua casa, nem mesmo numa hospedaria, quando Jesus nasceu mas, certamente, o Senhor transformou aquela estrebaria e aquela manjedoura em tudo que ela precisava no momento e, com certeza, seu coração estava cheio de júbilo e alegria por poder ter em seus braços o seu Salvador e o Salvador do mundo.


Querida irmã, o nosso Deus é o Deus que supre as nossas necessidades. É o Deus que nos ama e nos carrega em Seus braços naquelas horas que nós mais estamos necessitadas, pois Ele "... é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia" (Salmo 46:1). Confiemos nEle!


A Bíblia nos diz que Maria guardava no coração todas as coisas que via e ouvia como se fosse um tesouro. Ela ouviu e viu ...


1- os pastores que foram até Belém para ver o Salvador, Cristo, o Senhor que tinha sido anunciado a eles pelo anjo do Senhor;
2- os magos que vieram do Oriente e prostraram-se diante de Jesus e O adoraram;
3- o cântico de Simeão que dizia: "Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação ..." (Lucas 2:29-30);
4- Jesus no templo aos doze anos de idade, "assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os" (Lucas 2:46).


Todas nós gostaríamos de estar no lugar de Maria.
Todas nós gostaríamos de ser a mãe de Jesus.
Todas nós gostaríamos de observar os milagres, os ensinamentos ... que Jesus fazia.


Mas ... nenhuma de nós gostaria de passar as aflições, o sofrimento, as dores e a tristeza que Maria passou.
Quem gostaria de ver seu filho ser chicoteado, humilhado, cuspido?
Quem gostaria de ver colocarem nele uma coroa de espinhos e cravos em suas mãos?
Nenhuma de nós gostaria de passar por tamanho sofrimento, não é verdade?


Há uma frase de Elizabeth George onde ela diz: "Nem sempre conhecemos o preço do favor de Deus."


Oração

"Senhor, obrigada porque aprendemos na Tua Palavra que nada para Ti é impossível. Tu fizeste com que uma virgem trouxesse ao mundo o nosso Senhor e Salvador Jesus. Tu fizeste com que Isabel, sendo estéril, tivesse um filho quando já era idosa.
Agora, Pai, Te peço que transformes o meu coração. Que eu Te ame com um amor infinito. Que eu repouse todo o meu ser em Teus braços e que eu possa ser como Maria, uma serva sempre pronta a obedecê-Lo.
No nome precioso de Jesus, amém!"


Valdenira Nunes de Menezes Silva



Porque devemos perdoar uns aos outros?


Referência Bíblica


Marcos 11:25 - "E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas."


Texto explicativo


Imagine alguém que tivesse uma dívida de cento e setenta e quatro toneladas de ouro para outra pessoa (para um comerciante qualquer) - uma dívida que equivale a mais de dez caminhões cheios de ouro. Sem dúvida, trata-se de uma dívida impagável. Agora imagine que, ao ser cobrado, o devedor confessa que não tem como pagar, e seu credor, então, ordena que tal pessoa foi vendida como escravo juntamente com a mulher, os filhos e todos os seus bens para saldar a dívida. O homem, então, ajoelha-se diante do comerciante e implora seu perdão. Sensibilizado o comerciante perdoa toda a sua dívida.


Passada toda esta situação, este último que era devedor e que foi perdoado  encontrou um amigo que lhe devia mais ou menos trinta gramas de ouro. Agarrou-o, exigindo-lhe que pagasse a sua dívida. O pobre homem disse-lhe que não tinha condições de pagar. Indiferente aos apelos, então este que foi perdoado pelo antigo comerciante  mandou o seu amigo para a prisão, até que toda dívida fosse paga por ele. Injustiça, ingratidão e egoísmo são alguns sentimentos que expressam o que havia no coração do homem que passou de devedor a credor. Tendo recebido o perdão de sua enorme dívida, foi incapaz de aplicar o mesmo perdão à pequena dívida de um amigo. Assim é o coração do homem: tudo quer para si, mas nada do que já recebeu consegue oferecer a outros. Muitas vezes, apesar de sermos cristãos, esta ainda é a nossa reação em relação àquelas pessoas que nos ofendem. Gostamos do perdão que recebemos de Deus, mas somos incapazes de perdoar nossos devedores.

(A parábola do credor incompassivo - Mateus 18:23-35)


Quando Jesus contou essa parábola, Ele desejava mostrar, antes de tudo, que a nossa dívida para com Deus é impagável. Mesmo que fôssemos vendidos com tudo que temos, ainda assim não a conseguiríamos pagar. A única solução para nós seria o perdão incondicional. Por outro sentido, aqui nos é  relevado que o amor de Deus é profundo,  inesgotável e inestimável: Ele perdoou todos as nossos pecados. Quando contou essa parábola, Jesus desvendou de maneira muito clara e compreensiva quem nós somos, quem Deus é e como deveríamos ser. Somente a vida de Deus em nós é capaz de levar-nos a perdoar como Deus nos perdoou. Portanto, não importa o tipo de ofensa que venhamos a sofrer, o caminho do perdão deve ser a única opção para um cristão verdadeiro.


Fonte - Site: www.trombetafiel.com

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Você crê na mãe ou no Filho?


Uma senhora analfabeta foi ao médico e depois de realizar alguns exames o médico falou:


- A senhora é crente, não é?


- Sou, sim.


- Eu gosto muito de crente. Só tem um problema, eles falam muito de Jesus mas pouco de Maria.

(Silêncio)


- Doutor, posso te fazer uma pergunta?


- Sim.


- Se quando eu chegasse aqui e sua secretária me dissesse que o senhor não estava mas que sua mãe estava, o senhor acha que eu ia querer ser atendida por ela?


- Claro que não. Quem se formou em medicina não foi ela, fui eu!


- Pois é, doutor. Que morreu na cruz por mim foi ELE e não ela!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Momentos difíceis...


Ás vezes aparecem em nossas vidas
Momentos difíceis;

Momentos que tiram as nossas forças,
junto de nossa coragem.

Parecem ser momentos muito fortes,
momentos incombatíveis...

E muitas vezes nós nos deixamos vencer por estes “momentos”.

Poucas pessoas sabem, que o coração do ser humano,
guarda segredos... Um de seus segredos,
é uma força que combate qualquer momento...

Essa força se chama FÉ!

Ela é imensamente forte...

Ela é a certeza, e o sorriso junto da paz.

Ela é o alimento da alma, o alimento que nos dá força e quando alguem descobre esse segredo que é a FÉ,
ela a cultiva, e faz brotar a Felicidade.

Daí pela frente essa FÉ descoberta, percorre pela veias...
E enfim é vivida.

Faça de cada lágrima de dor,
uma gotinha de coragem em busca pela felicidade!

E tenha sempre em mente o Amor de Deus.

Deus mora em sua vida não tenha dúvidas,
Confie Nele!

Ele não coloca desafios que você não possa enfrentar;

Ele coloca desafios para que você cresça no amor
E na vontade de viver...

E que “Momentos” são apenas momentos,
E que a FÉ, é um Segredo Eterno.

(Autor desconhecido)

terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia dos Namorados







AS TRÊS CHAMAS DO AMOR. Haya, Ahava e Dod


Bem no meio da Bíblia, há uma coleção de poemas de amor hebraicos muito explícitos e eróticos que jovens rapazes judeus não têm permissão de ler até terem mais idade.

O Cântico dos Cânticos nos dá uma série de imagens do relacionamento entre homem e mulher. A alegria, o conflito, a perplexidade. É como se o amor que esse casal explora tivesse uma vida própria. A mulher diz várias vezes: “Não acordeis nem desperteis o amor até que ele o queira.” E é como se ela dissesse: “Seja o que for, é tão bom, é tão lindo, não podemos fazer nada para estragá-lo.
Nós usamos e abusamos dessa velha palavra “amor”, não é?
  
Nós dizemos que amamos uma pessoa, e logo depois falamos de como amamos um carro novo ou um certo par de calças. Afinal, eu amo a minha esposa. E eu também amo pastéis?
Nós temos que nos lembrar que o Cântico dos Cânticos foi escrito originalmente em hebraico, que tem três palavras pelo menos que correspondem ao nosso “amor”. A primeira é a palavra “raya”. “Raya se traduz literalmente como “amigo“ ou “companheiro“, alguém que lhe faz companhia. Pode até ser traduzido como o termo “alma gêmea”. As pessoas falam disso o tempo todo. E dizem coisas como: “Ela é minha melhor amiga” ou “Posso contar tudo para ele”. Estas são expressões de “raya”. Então vemos que no núcleo da relação entre esses amantes há uma amizade.

Outra palavra hebraica usada para “amor” é “ahava”. “Ahava” é um afeto profundo, o desejo de estar tanto com alguém que dói no seu coração. “Ahava” é quando sua mente e seu coração se voltam para o seu amante com tal paixão e intensidade que você não pensa em mais nada.

Minha esposa e eu fomos amigos por quatro anos, quatro anos de “raya”, antes que algo mais acontecesse. Eu morava em Los Angeles, e ela veio me visitar num fim de semana. Nós saímos pela primeira vez.
Havia uma sensação de expectativa no ar, devido `a nossa curiosidade. Sabe, “Será que há ‘ahava’ para complementar nosso ‘raya’?”

Lembro-me de estar sentado no restaurante em Santa Monica a alguns quarteirões do oceano. E senti a sensação de que eu preferia estar ali com ela naquele momento a estar em qualquer outro lugar do universo.
Os amantes afirmam no Cântico dos Cânticos que “ahava” é forte como a morte, que muitas águas não podem apagar o “ahava”. 
Ahava” é o amor da determinação. Muito mais profundo que sentimentos românticos fugazes. Muito mais que anseios temporários. “Ahava” é tomar a decisão de unir a sua vida `a de outro. Essa é uma emoção que leva ao compromisso, que o leva a unir a sua vida `a vida de outra pessoa. “Ahava” é o que faz tudo perdurar.

Talvez isso ajude: vamos pensar nesses amores, nessas dimensões do relacionamento, como chamas.

Primeiro tivemos a chama do “raya”, que é como a amizade, o aspecto da alma gêmea na relação. Depois vem a chama do “ahava”, que é a chama do compromisso e da decisão de unir suas vidas.

Mas há uma terceira palavra hebraica para amor no Cântico dos Cânticos: a palavra “dod”.

Dod” pode ser traduzido literalmente como “farrear, abalar, ou ameigar”. Acho que vocês entendem o conceito dessa chama. Essa palavra é usada em várias partes das Escrituras. Em Provérbios está escrito: “Vem, saciemo-nos de amores até pela manhã.” A mulher diz no Cântico dos Cânticos: “Beije-me ele com os beijos da sua boca porque melhor é o seu amor do que o vinho.”Dod” é o elemento físico e sexual de um relacionamento. Daí onde tiramos a palavra grega “Eros” que é traduzida literalmente como “erótica”.

Então temos a nossa chama de “raya”.
Temos a nossa chama de “ahava”.
E temos a nossa chama de “dod”.

E no encontro desse homem e dessa mulher, todas essas chamas são combinadas. Jesus fala dessa idéia de seres se encontrando. Ele usa o termo “uma só carne” para descrever essa conexão entre um homem e uma mulher. Mas essa carne é muito mais que um ato físico: é a emoção, são os corações, são as mentes e experiências. É a mistura das almas.
Então essa reunião física torna-se uma imagem de uma profunda realidade espiritual.
Jesus nos ensina que o sexo é um ato espiritual, e que algo tão lindo, algo tão poderoso, destina-se a perdurar para sempre.
Sabe, uma chama queimando solitária nunca será tão quente quanto todas as chamas juntas. Afinal, fomos criados para queimar todas as chamas juntas. E pense em todas as formas em que estragamos isso.

Por exemplo, pense em um caso amoroso. Um caso são duas pessoas compartilhando da chama do “dod”, mas sem as outras chamas, sem o “raya” nem o “ahava”. Não há amizade. Não há compromisso. Não há lealdade nem sacrifício. Há o “dod” mas não há “raya” nem “ahava”. São duas pessoas tentando só com a chama de “dod” conseguir todo o calor das três chamas juntas.
Não se surpreende que a pessoa sinta-se vazia e insatisfeita. Fomos criados para muito mais. Então a pessoa retorna para essa única chama repetidamente, sem nunca ficar satisfeita.
Não pode.
E que tal um casal que está casado há anos, e ainda estão juntos, ainda há compromisso, ainda há um certo “ahava”, mas, honestamente, não há nada mais? Não há amizade. Não há sexo. E eles negligenciam as chamas que finalmente tremeluzem e enfraquecem, até apagar.
Ao separar as chamas, nunca se alcança a satisfação. Isso é como viver for a do plano que Deus criou para sua vida.
Talvez a nossa cultura não tenha idéia do que é a verdadeira sexualidade. Talvez o mundo ao nosso redor, no que se trata de sexo, esteja completamente por fora. Afinal, a verdadeira sexualidade é vasta e misteriosa. Envolve você como um todo. Você tem um corpo, também tem alma e espírito.

Amor é o encontro das almas dando tudo de si para o outro.

                                        
E agora: que você honre a maneira como Deus o criou. Que você tenha um respeito profundo pelo fato de ser um ente profundamente espiritual e misterioso, e que o amor é no fundo algo extremamente espiritual. Que você descubra que as três chamas foram feitas para queimar juntas. E que você descubra…

…A CHAMA MAIOR.

Imagem Fabrício Falco: http://www.fabriciofalco.com.br/

A porta estreita...


"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."
(Mateus 7:13,14)



Para os solteiros...

_Espere por alguém que esperaria por você! 

“Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, más lhe pareceram como poucos dias, pelo tanto que a amava.” 
(Gênesis 29:20)

Versículos e frases que me chamaram atenção...



"Aprendemos a voar como pássaros, e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos."(Martin Luher King)










A amizade acaba quando você percebe que o amigo é só você!(Autor desconhecido)








"Clamo ao Senhor, que é digno de louvor, e estou salvo dos meus inimigos." (Salmos 18:3)











"O engano está no coração dos que maquinam o mal, mas a alegria está entre os que promovem a paz." (Provérbios 12:20)









terça-feira, 5 de junho de 2012

Lembra Senhor - Toque No Altar

Quando não posso te ouvir
E o meu clamor
Já não muda o Teu silêncio
São nuvens que escondem o sol
E tornam o dia tão escuro quanto a noite
Então lembro que não podes me esquecer
Se o meu nome está gravado em Tuas mãos
Mesmo que ainda eu não consiga ver
Sei que se levantarás em meu favor

Lembra Senhor,
Juraste o Teu amor
E nada pode mudar o que sentes por mim
Nem os meus pecados
Lembra Senhor,
E faz mais uma vez os Teus sinais
E saberão que ainda És o mesmo Deus

Que revelou a sua Glória a Israel
E que por amor abriu o mar parou o sol
Sei que farás o mesmo em meu favor.

Toca na Rocha - Trazendo a Arca


Quando sem explicação teu mundo desabou de tudo você fez
Seu tudo não bastou e como reagir se a força acabou,
Pode parecer que o teu Deus não vê, que não se importa mais,
como sobreviver?
Se o deserto é assim, então o que fazer?

Toca com a tua fé na rocha
e a rocha vai jorrar,
águas vivas fluirão e o
teu deserto então flocererá
Uma fonte no ermo ele abrirá
Como um rio Deus vai encher tua vida e viverá.