sexta-feira, 22 de junho de 2012

Porque devemos perdoar uns aos outros?


Referência Bíblica


Marcos 11:25 - "E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas."


Texto explicativo


Imagine alguém que tivesse uma dívida de cento e setenta e quatro toneladas de ouro para outra pessoa (para um comerciante qualquer) - uma dívida que equivale a mais de dez caminhões cheios de ouro. Sem dúvida, trata-se de uma dívida impagável. Agora imagine que, ao ser cobrado, o devedor confessa que não tem como pagar, e seu credor, então, ordena que tal pessoa foi vendida como escravo juntamente com a mulher, os filhos e todos os seus bens para saldar a dívida. O homem, então, ajoelha-se diante do comerciante e implora seu perdão. Sensibilizado o comerciante perdoa toda a sua dívida.


Passada toda esta situação, este último que era devedor e que foi perdoado  encontrou um amigo que lhe devia mais ou menos trinta gramas de ouro. Agarrou-o, exigindo-lhe que pagasse a sua dívida. O pobre homem disse-lhe que não tinha condições de pagar. Indiferente aos apelos, então este que foi perdoado pelo antigo comerciante  mandou o seu amigo para a prisão, até que toda dívida fosse paga por ele. Injustiça, ingratidão e egoísmo são alguns sentimentos que expressam o que havia no coração do homem que passou de devedor a credor. Tendo recebido o perdão de sua enorme dívida, foi incapaz de aplicar o mesmo perdão à pequena dívida de um amigo. Assim é o coração do homem: tudo quer para si, mas nada do que já recebeu consegue oferecer a outros. Muitas vezes, apesar de sermos cristãos, esta ainda é a nossa reação em relação àquelas pessoas que nos ofendem. Gostamos do perdão que recebemos de Deus, mas somos incapazes de perdoar nossos devedores.

(A parábola do credor incompassivo - Mateus 18:23-35)


Quando Jesus contou essa parábola, Ele desejava mostrar, antes de tudo, que a nossa dívida para com Deus é impagável. Mesmo que fôssemos vendidos com tudo que temos, ainda assim não a conseguiríamos pagar. A única solução para nós seria o perdão incondicional. Por outro sentido, aqui nos é  relevado que o amor de Deus é profundo,  inesgotável e inestimável: Ele perdoou todos as nossos pecados. Quando contou essa parábola, Jesus desvendou de maneira muito clara e compreensiva quem nós somos, quem Deus é e como deveríamos ser. Somente a vida de Deus em nós é capaz de levar-nos a perdoar como Deus nos perdoou. Portanto, não importa o tipo de ofensa que venhamos a sofrer, o caminho do perdão deve ser a única opção para um cristão verdadeiro.


Fonte - Site: www.trombetafiel.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário