quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Aprendendo a lidar com a decepção

"Eu dizia na minha precipitaçãotodo homem é mentira." (Salmos 116:11)

Segundo o dicionário, a palavra decepção significa:

1. Ilusão perdida.

2. Desapontamento.
3. Malogro de uma esperança.
4. Desilusão.

É muito ruim quando nos decepcionamos com alguém, principalmente pelo fato de essa pessoa ser próxima a nós, ser objeto de nossa afeto e admiração.

Geralmente a decepção ocorre quando descobrimos que a pessoa, alvo da nossa amizade não é verdadeiramente aquilo que imaginamos.
Seja por falsidade, mentiras ou simplesmente por uma atitude diferente, a decepção é algo que gera em nós uma profunda tristeza e muitas vezes também a revolta.


Eu escolhi esse versículo do Salmo 116:11 pois para mim ele fala justamente sobre isso: decepção, desilusão.

E é justamente como nos sentimos após sofrer uma decepção:

"Eu dizia na minha precipitação: todo homem é mentira"(Salmo 116:11)

Em nossa mente passamos a generalizar as pessoas e imaginar que todos se portarão conosco da mesma maneira que a pessoa que nos decepcionou.Por um momento é como se perdêssemos a confiança nas pessoas.

Eu por exemplo, sou uma pessoa muitíssimo transparente: Quando gosto de algo facilmente fica expresso no meu rosto, assim como o oposto.

Assim também quando gosto de uma pessoa: Meu coração confia inteiramente nessa pessoa, dedico a ela todo o meu afeto, amizade, carinho e confiança.Tudo que for preciso para alegrá-la, eu o faço.

Diz um ditado popular: Quanto maior a altura, maior a queda.Assim funciona conosco.Quanto maior é o sentimento de afeto por uma pessoa, maior é a dor quando nos decepcionamos com ela.

"Abençoado é o homem que nada espera, pois ele nunca se decepcionará." 

(Alexander Pope)

Porém, a decepção é algo que faz parte da vida.Nos ajuda a crescer, a ver o mundo e as pessoas de uma maneira diferente.

"As decepções na vida são como quebra-molas - coisas que se tem que ultrapassar para poder desfrutar do resto da viagem." (H. Jackson Brown)


Eu estou me sentindo assim no momento, e como sempre, busco na palavra de Deus algumas verdades que me ajudarão a lidar com a decepção.

 É nesse momento, mediante a dor e a amargura de uma decepção que devemos nos derramar diante do Senhor Deus, sermos sinceros com Ele, apresentando nossa vida em oração.Devemos lançar sobre Ele tudo que nos aflige, nos magoa, e pedir para que Ele trabalhe em nossas vidas.


"Lançando sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós"
(I Pedro 5:7)

Não podemos viver amargurados por conta da decepção.Não é assim que Deus quer que vivamos e é por isso que devemos viver em constante oração apresentando a Ele nossa decepção, pedindo que Ele nos fortaleça e nos limpe de toda a mágoa, tristeza e amargura.

"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças."(Filipenses 4:6)

É muito importante apresentarmos em oração ao Pai o que gostaríamos que fosse feito, mas sempre debaixo da vontade DEle e não da nossa, pois Deus é soberano e sabe o que é melhor para nós.



Se possível, conte o seu problema ou decepção como você contaria a um amigo ou amiga. Abra o seu coração  - Nada melhor que poder desabafar com uma pessoa de sua confiança, pedir conselhos, chorar, enfim colocar para fora a dor da decepção sofrida.

Não podemos julgar as pessoas.Mesmo aquelas que nos decepcionou.Afinal, não somos perfeitos, também temos nossos defeitos e pelo amor, graça e misericórdia de Deus em Jesus Cristo somos lavados e perdoados de todo pecado.
Somente Deus o pode fazer.Entregue a situação nas mãos DEle, para que Ele possa agir.


Não podemos e não devemos enfraquecer na fé por conta de uma decepção.É nesse momento em que devemos nos achegar mais a Deus, para que Ele conforte nosso coração e nos ajude a superar a dor causada pela decepção.

Não devemos odiar ou guardar qualquer tipo de sentimento ruim com relação a pessoa que nos decepcionou e nos magoou.Sempre devemos colocar nossos sentimentos nas mãos do Senhor para que Ele trate de nós.

Tenha fé que Deus vai cuidar dos seus problemas e decepções 

Depois descanse no Senhor. Jesus te ama e não vai de desamparar ! 

Para finalizar, deixo para nossa reflexão, uma mensagem que uma amiga muito querida me enviou, e que fortaleceu meu coração:

"DEUS fez um jardim muito lindo e determinou que neste jardim só iriam ficar as rosas corajosas que resistissem ao sol, ao calor, ao vento, a chuva e até mesmo aos temporais.
Nos dias de hoje é muito difícil resistir a tantas coisas que nos afligem, mas o SENHOR te escolheu como uma das rosas corajosas para seu jardim.Então seja forte, persistente, lute sempre e jamais desista, pois são rosas como VOCÊ que fazem a diferença no jardim de DEUS."

Deus nos abençoe.

Escrito por: Ariene S. de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário