segunda-feira, 6 de maio de 2013

Até Que A Mentira Vos Separe…


Enquanto a verdade uni as pessoas em casamento, a mentira separa casamentos e outros tipos de relacionamentos.

Até onde a mentira pode separar, destruir casamentos, mesmo dentro de um ambiente cristão? E a verdade? Será ela também, detentora dos vínculos matrimonias e outros níveis de relacionamentos?

Não gostaríamos de fechar e nem esgotar aqui este assunto, mas desejamos ponderar algumas valiosas primícias desta realidade paradoxal.

Acredito que você conhece alguém que já tenha passado por essa experiência, ou tido conhecimento onde o casamento foi comprometido pela mentira ocasionando em muitos casos a separação de casais e a divisão de famílias. Percebemos que a mentira não é só uma vilã nos relacionamentos não cristãos, mas também tem sido ocasionadora de separação e de destruição em muitos casamentos no meio cristão. A frente falaremos de que forma isso tem acontecido nos casamentos.

A mentira não respeita seu credo ou sua provisão de fé, muito menos sua função eclesiástica ou profissional. Ela está em todo o segmento da sociedade, procurando atingir a todos sem distinção de cor e raça. Não importa para ela, se neste casamento exista amor seja ele quão intenso for, se for encontrado um espaço de permissão no coração de um dos cônjuges, pode ser um início para a mentira começar a lançar seus “fundamentos” chamados de, desconfiança. Para que ela comesse a construir as paredes da separação, ela precisará lançar os fundamentos (as desconfianças) em áreas importantes do coração, para que com isso, ela poça concluir seu objetivo que é fazer que você acredite nela e permita ela destruir em primeira instancia a confiança no relacionamento...

Podemos permitir que a mentira edifique esta separação de forma simples: acreditando em suas “verdades”, pois quando aceitamos essas mentiras que ouvimos ou que imaginamos ser verdade, é a atitude mais eficaz para se iniciar um processo de “edificação da separação” no coração desse cônjuge.

Por outro lado a verdade é algo muito poderoso, e que pode ser para nós uma arma de ataque e de proteção. Cremos que toda mentira só pode ser desfeita com a verdade, pois só a verdade esclarece, mostra, prova os corações, pensamentos, intenções do interior do homem. Ela não só ataca, mas como protege de todo ataque da mentira. Saber que a verdade existe não basta, é preciso acreditar nela, para que ela nos mostre onde estão as armadilhas da mentira. Pela mentira, entrou o pecado no mundo, trazendo consigo o seu salário: a morte. A mentira aceita, recebida como verdade sempre levará o casamento o relacionamento a morte. Se não buscarmos toda a verdade para anular o poder destrutivo da mentira, podemos correr o risco de sermos mais uma vítima de sua astúcia maléfica.

A decisão de aceitar a verdade ou a mentira é nossa, acreditar ou não depende da forma e do processo analítico usado por nós para chegar ao denominador comum. Acreditando na mentira, nunca chegaremos na verdade, pois todos os nossos mecanismos da razão estão bloqueados e não nos encontramos motivados para buscar esta verdade. A mentira que decidimos acreditar um dia, sempre será para nós como se fosse a verdade pura e genuína e é a razão pela qual muitos casamentos se desfizeram por não buscarem a verdade em amor, pois o verdadeiro amor lança fora todo medo e não se conforma com a mentira e nem com a injustiça. O amor busca e quer a verdade ele não se contenta coma a mentira ele não só quer como aceita a verdade.

Assim, nosso casamento perdurará …“até que a morte e não a mentira nos separe…”

10 Mentiras que conduzem ao divórcio - 10 Verdades que o previne.




01
Mentira: Casamento é um contrato.
Verdade: Casamento é uma aliança criada por Deus.


02
Mentira: Eu amo você, não sua família!
Verdade: Você não casou somente com seu cônjuge; ganhou o pacote completo.

03
Mentira: Eu posso trocar meu cônjuge.
Verdade: Você pode trocar de parceiro somente na dança.

04
Mentira: Nós somos diferentes demais.
Verdade: Incompatibilidade ou diferenças não matam um relacionamento.
Como você lida com as diferenças do outro é o que conta.

05
Mentira: Eu perdi aquele amor por você, e assim vai...
Verdade: Aquele amor por você pode ser restaurado.

06
Mentira: Um casamento mais tradicional poderá salvar-nos.
Verdade: A intenção de Deus é gerar a unidade de uma só carne.

07
Mentira: Não posso mudar – sou assim mesmo; é pegar ou largar.
Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obediência e força.

08

Mentira: Tem sido apenas um caso. Vamos nos divorciar.
Verdade: Casos são sérios e prejudiciais, mas nada além da restauração e da reconciliação.

09
Mentira: Não importa o que eu faço; Deus me perdoa.
Verdade: Receba a graça de Deus com o coração arrependido.

10
Mentira: Está tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento.
Verdade: Nunca é tarde demais, porque para Deus tudo é possível.

Extraído e adaptado com permissão de Divorce Proofing Your Marriage.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A serpente e o Vaga Lume


Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir  um vala lume.

Este fugia, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava em desistir.

Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada.

No terceiro dia, já sem força, o vaga lume parou e disse à serpente:


Vaga Lume: - Posso lhe fazer três perguntas?

Serpente: - Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar.

Vaga Lume:- Pertenço à sua cadeia alimentar:

Serpente:-Não.

Vaga Lume:-Eu te fiz algum mal?

Serpente-Não.

Vaga Lume:-Então, porque você que acabar comigo?

Serpente:- Porque não suporto ver você brilhar.

Moral da História:

"Se a sua estrela não brilha, não ofusque a dos outros."

Diariamente estamos sendo perseguidos por víboras, seja em nosso ambiente de trabalho, seja na escola ou meio social.Pense nisso e selecione bem as pessoas em quem confiar.

Autor Desconhecido

FAÇA ALGO EM FAVOR DA SUA FAMÍLIA


Por: Pr José Paulo Moura Antunes

Maio chegou e com ele a necessidade de refletir sobre família, mãe, casamento... Considero este mês um dos mais importantes do ano e peço a você que perceba a família e as suas implicações não apenas no âmbito institucional, mas principalmente, no sentido próprio e pessoal da palavra – a sua família. 

A Bíblia, nossa única regra de fé e prática e o manual da família, nos fornece lições muito preciosas sobre a vida doméstica. Observando os fatores tempo e cultura, as famílias bíblicas sofreram desafios e ataques parecidos que nós enfrentamos hoje. Atente para a seguinte passagem, registrada em Gênesis 29 e 30. Jacó apaixonou-se por Raquel, a filha mais nova Labão e propôs ao seu futuro sogro, que também era seu tio, trabalhar sete anos para ter direito a se casar com ela. Após o cumprimento do prazo, Labão deu uma festa e, quando a noite chegou, tramou de entregar a Jacó a sua outra filha, a mais velha, que se chamava Lia. Ao amanhecer, Jacó ficou indignado porque imaginava estar casado com a mulher a quem amava. Após uma semana, finalmente Jacó recebeu Raquel também como esposa, porém teve que trabalhar mais sete anos para seu sogro. Obviamente, Lia virou a rejeitada e Raquel a preferida. Lia era fértil, Raquel estéril. As irmãs passaram então a competir. Crise instalada, inveja dominante, período de angústia e dor. 

Anos mais tarde, Raquel, ao orar ao Senhor, engravidou e nasceu um menino, a quem deu o nome de José. Após o nascimento do filho com a mulher amada, Jacó, depois de fazer muitas concessões, decidiu romper com seu tio e sogro, que mais uma vez tentou persuadí-lo a ficar. Somente após anos de trabalho e muita dedicação, Jacó finalmente tomou a iniciativa e fez o seguinte questionamento: “Contudo, quando farei algo em favor da minha própria família?” (Gn 30.30-NVI). Eis aí um exemplo de homem firme e prudente, que soube romper com acordos passados e investir na sua família. Diz a conclusão do texto que Labão, mesmo contrariado, consentiu com a partida de Jacó, que tornou-se rico em bens e propriedades. Deus honrou e abençoou a sua família. Acordo feito, etapa vencida, tempo de novos desafios e conquistas.

Acho esta passagem bíblica bastante significativa e relevante para os dias atuais. É hora de chamarmos “Labão” para conversar e decidirmos firmemente fazer algo em favor da nossa própria família. É tempo de despertar, é momento de sair do comodismo e do marasmo e lutar não apenas pela instituição familiar, mas principalmente por aqueles que estão dentro de casa, debaixo dos nossos cuidados. Portanto,levante-se em favor da sua família, pois os dias são maus e há perigos por todos os lados. Preserve a sua aliança, eduque e discipline seus filhos, honre seus pais. Não negocie os valores bíblicos. Tenha coragem para refutar ideologias que denigrem a imagem da família, conforme aprendemos e cremos. Tome posição contra o pecado e não se adeque ao padrão deste mundo. Mantenha o seu lar debaixo do senhorio de Cristo, não da sociedade moderna. 

Afaste-se de “Labão”, dos inimigos da família, dos assédios sutis e perniciosos. Com coragem e unção que vem do Alto, faça algo em favor da sua família. Este é o tempo! Ainda dá tempo...