sexta-feira, 22 de março de 2013

Palavra Que Transforma



Jornada nos Salmos - Escondido (Sl 10)  |  Pastor Sérgio Fernandes

Salmos 10:1 -  Por que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia? 

Quando folheamos as páginas da Bíblia Sagrada, iremos nos deparar com um fato que se repetiu com todos os heróis da fé. Todos eles passaram por um momento em que parecia que Deus havia se escondido. Não quero dizer que Deus brincou de esconde-esconde, mas que Ele aparentemente se silenciou.

Não lemos que Deus tenha falado com Noé após mandá-lo construir a arca. José enfrentou uma dura jornada de 13 anos de provações e venceu sem ter ouvido a voz de Deus. 

Neemias aceitou pela fé uma missão quase impossível e venceu servindo a um Deus silencioso. Assim se deu também com os mártires cristãos e com o próprio Salvador, que na cruz experimentou o silêncio de Deus. Há momentos em que o Pai está calado. Mas isso faz parte de sua pedagogia. Se Ele falasse sempre, não andaríamos por fé. Se jamais se escondesse, não valorizaríamos os momentos em que Ele se manifesta com poder. 

O Pai está caladinho com você... mas ouça Ele sussurrar esperança em cada página da Bíblia Sagrada. Os antigos venceram porque creram que mesmo calado Deus estava agindo. Ele está agindo por Sua Igreja e pela fé nós venceremos!

Estudo: A Oração de Ezequias Parte III - Ouve Senhor

Ouvindo esse louvor, me interessei em pesquisar sobre o embasamento Bíblico que este teria.E cheguei nesse fato relatado em Isaías 36 e 37.

Fui tremendamente abençoada a medida que prossegui com as pesquisas e com a leitura da palavra.Deus falou muitíssimo ao meu coração através desses estudos e me sinto motivada a agir como o Rei Ezequias perante uma situação de angústia: Apresentar ao Senhor em oração, com simplicidade, derramando o coração perante Aquele que tem todo poder para mudar a nossa situação.


Deus é fiel, justo e poderoso!

Mediante uma tribulação, busque ao Senhor como fez o Rei Ezequias e apresente a Ele a sua angústia, descanse no Senhor e veja o Senhor agir.

Aprendo também com esse estudo, que quando o inimigo nos ataca através de injustiças, perseguições e tribulações, o Senhor é quem nos defende, luta por nós, porque Ele toma nossa causa para Si.


"A quem afrontaste e blasfemaste? E contra quem alçaste a voz, e ergueste os teus olhos ao alto? Contra o Santo de Israel. " Isaías 37:23


"Porque eu ampararei esta cidade, para livrá-la, por amor de mim e por amor do meu servo Davi." Isaías 37:35


Creia que a vitória vem, mesmo que pareça que é o fim.


Deus é maravilhoso!

Deus abençoe

Escrito por: Ariene S. de Souza Peres


Ouve, Senhor

Diante do Trono

Ouve, Senhor
As palavras de afronta
Escuta ó Deus
O que diz o inimigo contra mim
Se levanta para intimidar
Dizendo que o Senhor
Não me livrará
Mas uma coisa eu faço
Venho a Ti em pano de saco
Te apresento o meu clamor

Dia de angústia, de perseguição, Dia de vergonha
Mas sei que o meu Deus não é como os outros
Feitos por mãos
Abre os Teus olhos, Senhor, e vê
Criador dos céus e da Terra
Salva-nos, das Suas mãos agora
E que todos saibam Que só Tu Senhor és Deus

Dia de angústia, de perseguição Dia de vergonha
Mas sei que o meu Deus não é como os outros
Feitos por mãos
Abre os Teus olhos, Senhor, e vê
Criador dos céus e da terra
Salva-nos, das suas mãos agora
E que todos saibam Que só Tu Senhor és Deus

Assim diz o Senhor, o Deus de Israel
Ouvi filho Meu A oração que fizeste a Mim
Eu defenderei tua vida e te salvarei
Por amor de Mim e acerca do inimigo
Digo assim não corres perigo
Zomba dele ó filha de Sião

Despreza e zomba
Do inimigo Enquanto ele foge
Não foi contra ti que blasfemou
Ou levantou a voz arrogante
Porei um anzol no seu nariz
E um freio na sua boca
E o farei voltar por onde veio
E contra ti nenhuma flecha atirará

Despreza e zomba
Do inimigo Enquanto ele foge
Não foi contra ti que blasfemou
Ou levantou a voz arrogante
Porei um anzol no seu nariz
E um freio na sua boca
E o farei voltar por onde veio
E contra ti nenhuma flecha atirará

Sou Deus que dá vitória Me buscaste e Eu, Eu te dou a vitória

Estudo: A Oração de Ezequias Parte II

Isaías 37

1 E aconteceu que, tendo ouvido isso, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do SENHOR. 

2 Então enviou Eliaquim, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e os anciãos dos sacerdotes, cobertos de sacos, ao profeta Isaías, filho de Amós. 

3 E disseram-lhe: Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia, e de vitupério, e de blasfêmias; porque chegados são os filhos ao parto, e força não há para dá-los à luz. 

4 Porventura o SENHOR teu Deus terá ouvido as palavras de Rabsaqué, a quem o rei da Assíria, seu senhor, enviou para afrontar o Deus vivo, e para vituperá-lo com as palavras que o SENHOR teu Deus tem ouvido; faze oração pelo remanescente que ficou. 

5 E os servos do rei Ezequias foram ter com Isaías. 

6 E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o SENHOR: Não temas à vista das palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram. 

7 Eis que porei nele um espírito, e ele ouvirá um rumor, e voltará para a sua terra; e fá-lo-ei cair morto à espada na sua terra. 

8 Voltou, pois, Rabsaqué, e achou ao rei da Assíria pelejando contra Libna; porque ouvira que já se havia retirado de Laquis. 

9 E, ouviu ele dizer que Tiraca, rei da Etiópia, tinha saído para lhe fazer guerra. Assim que ouviu isto, enviou mensageiros a Ezequias, dizendo: 

10 Assim falareis a Ezequias, rei de Judá, dizendo: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria. 

11 Eis que já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, destruindo-as totalmente; e escaparias tu? 

12 Porventura as livraram os deuses das nações que meus pais destruíram: Gozã, e Harã, e Rezefe, e os filhos de Éden, que estavam em Telassar? 

13 Onde está o rei de Hamate, e o rei de Arpade, e o rei da cidade de Sefarvaim, Hena e Iva? 

14 Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros, e lendo-as, subiu à casa do SENHOR; e Ezequias as estendeu perante o SENHOR. 

15 E orou Ezequias ao SENHOR, dizendo: 

16 O SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; Tu mesmo, só Tu és Deus de todos os reinos da terra; Tu fizeste os céus e a terra. 

17 Inclina, ó SENHOR, o Teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os Teus olhos, e vê; e ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou para afrontar o Deus vivo. 

18 Verdade é, SENHOR, que os reis da Assíria assolaram todas as nações e suas terras. 

19 E lançaram no fogo os seus deuses; porque deuses não eram, senão obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram. 

20 Agora, pois, ó SENHOR nosso Deus, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra, que só Tu és o SENHOR. 

21 Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Quanto ao que pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, 

22 Esta é a palavra que o SENHOR falou a respeito dele: A virgem, a filha de Sião, te despreza, de ti zomba; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti. 

23 A quem afrontaste e blasfemaste? E contra quem alçaste a voz, e ergueste os teus olhos ao alto? Contra o Santo de Israel. 

24 Por meio de teus servos afrontaste o Senhor, e disseste: Com a multidão dos meus carros subi eu aos cumes dos montes, aos últimos recessos do Líbano; e cortarei os seus altos cedros e as suas faias escolhidas, e entrarei na altura do seu cume, ao bosque do seu campo fértil. 

25 Eu cavei, e bebi as águas; e com as plantas de meus pés sequei todos os rios dos lugares sitiados. 

26 Porventura não ouviste que já há muito tempo eu fiz isto, e já desde os dias antigos o tinha formado? Agora porém o fiz vir, para que tu fosses o que destruísse as cidades fortificadas, e as reduzisse a montões de ruínas. 

27 Por isso os seus moradores, dispondo de pouca força, andaram atemorizados e envergonhados; tornaram-se como a erva do campo, e a relva verde, e o feno dos telhados, e o trigo queimado antes da seara. 

28 Porém Eu conheço o teu assentar, e o teu sair, e o teu entrar, e o teu furor contra mim. 

29 Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu até aos Meus ouvidos, portanto porei o Meu anzol no teu nariz e o Meu freio nos teus lábios, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste. 

30 E isto te será por sinal: Este ano se comerá o que espontaneamente nascer, e no segundo ano o que daí proceder; porém no terceiro ano semeai e segai, e plantai vinhas, e comei os frutos delas. 

31 Porque o que escapou da casa de Judá, e restou, tornará a lançar raízes para baixo, e dará fruto para cima. 

32 Porque de Jerusalém sairá o restante, e do monte de Sião os que escaparem; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. 

33 Portanto, assim diz o SENHOR acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, ou levantará trincheira contra ela. 

34 Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o SENHOR. 

35 Porque Eu ampararei esta cidade, para livrá-la, por amor de Mim e por amor do Meu servo Davi. 

36 Então saiu o anjo do SENHOR, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos. 

37 Assim Senaqueribe, rei da Assíria, se retirou, e se foi, e voltou, e habitou em Nínive.
38 E sucedeu que, estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; escaparam para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar. 

__________________

O escape do crente está na oração e confiança


1.Deus está interessado na causa do crente aflito (v.1-13)

2.O crente aflito precisa se interessar em clamar a Deus (v.14-20)

3.Deus está interessado em responder a oração do crente aflito (v.21-36)

1.A situação era grave e o rei precisava saber das ameaças da Assíria contra Judá. O rei Ezequias se sentia como para dar à luz, mas sem forças. A ilustração pode ser entendida tanto para a criança que não tem forças para sair ou a mãe que esgotou suas forças, ambos em perigo de morte. A atitude acertada dele foi buscar o Senhor. Naquele tempo, Deus ouvia o povo através dos profetas, por isso, o rei Ezequias procurou o profeta Isaías. Não era possível que Deus estivesse dando razão a Assíria, o rei Ezequias se recusava a acreditar nisso (v.1-5).

2.O profeta Isaías estava à disposição da nação e, agora, estava especialmente feliz, pois havia uma preocupação de buscar o auxílio de Deus. A blasfêmia de Senaqueribe e Rabsaqué é principalmente contra o Deus verdadeiro. Ele está mais interessado do que o próprio povo. A prévia da resposta é uma promessa. Deus matará o rei da Assíria (v.6-7).

3.Senaqueribe estava ocupado guerreando ao sul de Israel. Ele mesmo confirmou as ameaças de Rabsaqué. As zombarias de Rabsaqué são repetidas por Senaqueribe aos mensageiros. O orgulho nacional da Assíria estava em seus triunfos pelo mundo todo. São mencionadas regiões da Mesopotâmia e Síria. Nem os reis e nem os deuses desses países conseguiram enfrentar a Assíria (v.8-13).

4.Assim como Deus se interessa pelas aflições de Seu povo, os crentes também deveriam se interessar em buscá-Lo de todo o coração. As aflições têm como objetivo aproximar o crente de Deus através da oração. O rei Ezequias não ficou apenas com a carta na mão, aflito, mas levou-a à Casa do Senhor e, ali, clamou a Ele. O rei Ezequias não nega que Senaqueribe é um inimigo forte e que destruiu a todas as nações vizinhas e seus deuses, mas também não considera os deuses das nações como alguma coisa. Ele crê que a vitória de Judá seria um testemunho de que só um Deus (v.14-20).

5.Deus toma essas provocações de Senaqueribe contra Si e também desafia a Assíria. Ele é o Santo de Israel. A Assíria venceu o Líbano e o Egito com seus cedros e rios, respectivamente. Estava nos planos de Deus esse dia, por isso, Deus executará contra a Assíria os Seus desígnios de destruição. Mesmo que os moradores de Judá estejam debilitados, a vitória virá para que o homem não confie em sua própria força (v.21-28).

6.A Assíria será presa como se prende os touros, pelo nariz. Deus não permitirá que Jerusalém fique sem frutos da terra, apesar da invasão e despojos da Assíria. No terceiro ano após a invasão, Judá semeará e verá seus frutos, portanto, não haverá prejuízo na agricultura. O zelo do Senhor não permitirá que a Assíria invada Jerusalém e tome posse dela. O rei voltará para a Assíria e ali morrerá. O próprio Jesus Cristo manifestado em Anjo, o Anjo do Senhor, defendeu Judá e matou 185 mil assírios. O rei voltou para a Assíria e, enquanto adorava seu deus, os próprios filhos o mataram (v.29-38).

Fonte: http://obomministro.blogspot.com.br/2011/09/isaias-37.html







Estudo: A Oração de Ezequias Parte I



Isaías 36


1 E aconteceu no ano décimo quarto do rei Ezequias, que Senaqueribe, rei da Assíria, subiu contra todas as cidades fortificadas de Judá, e as tomou. 

2 Então o rei da Assíria enviou a Rabsaqué, de Laquis a Jerusalém, ao rei Ezequias com um grande exército, e ele parou junto ao aqueduto do açude superior, junto ao caminho do campo do lavandeiro. 
3 Então saíram a ter com ele Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista. 

4 E Rabsaqué lhes disse: Ora dizei a Ezequias: Assim diz o grande rei, o rei da Assíria: Que confiança é esta, em que esperas? 

5 Bem posso eu dizer: Teu conselho e poder para a guerra são apenas vãs palavras; em quem, pois, agora confias, que contra mim te rebelas? 

6 Eis que confias no Egito, aquele bordão de cana quebrada, o qual, se alguém se apoiar nele lhe entrará pela mão, e a furará; assim é Faraó, rei do Egito, para com todos os que nele confiam. 

7 Porém se me disseres: No SENHOR, nosso Deus, confiamos; porventura não é este aquele cujos altos e altares Ezequias tirou, e disse a Judá e a Jerusalém: Perante este altar adorareis? 

8 Ora, pois, empenha-te com meu senhor, o rei da Assíria, e dar-te-ei dois mil cavalos, se tu puderes dar cavaleiros para eles. 

9 Como, pois, poderás repelir a um só capitão dos menores servos do meu senhor, quando confias no Egito, por causa dos carros e cavaleiros? 

10 Agora, pois, subi eu sem o SENHOR contra esta terra, para destruí-la? O SENHOR mesmo me disse: Sobe contra esta terra, e destrói-a. 

11 Então disseram Eliaquim, Sebna e Joá a Rabsaqué: Pedimos-te que fales aos teus servos em siríaco, porque bem o entendemos, e não nos fales em judaico, aos ouvidos do povo que está sobre o muro. 

12 Rabsaqué, porém, disse: Porventura mandou-me o meu senhor ao teu senhor e a ti, para dizer estas palavras e não antes aos homens que estão assentados sobre o muro, para que comam convosco o seu esterco, e bebam a sua urina? 

13 Rabsaqué, pois, se pôs em pé, e clamou em alta voz em judaico, e disse: Ouvi as palavras do grande rei, do rei da Assíria. 

14 Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar. 

15 Nem tampouco Ezequias vos faça confiar no SENHOR, dizendo: Infalivelmente nos livrará o SENHOR, e esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria. 

16 Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Aliai-vos comigo, e saí a mim, e coma cada um da sua vide, e da sua figueira, e beba cada um da água da sua cisterna; 

17 Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa; terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas. 

18 Não vos engane Ezequias, dizendo: O SENHOR nos livrará. Porventura os deuses das nações livraram cada um a sua terra das mãos do rei da Assíria? 

19 Onde estão os deuses de Hamate e de Arpade? Onde estão os deuses de Sefarvaim? Porventura livraram a Samaria da minha mão? 

20 Quais dentre todos os deuses destes países livraram a sua terra das minhas mãos, para que o SENHOR livrasse a Jerusalém das minhas mãos? 

21 Eles, porém, se calaram, e não lhe responderam palavra alguma; porque havia mandado do rei, dizendo: Não lhe respondereis. 

22 Então Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista, vieram a Ezequias, com as vestes rasgadas, e lhe fizeram saber as palavras de Rabsaqué. 

_________________



O exército assírio tinha passado sobre a Síria e Israel como um rolo compressor, e depois atacou Judá, conquistou todas as suas cidades fortificadas e cercou Jerusalém. Senaqueribe, o rei assírio, escreveu em suas próprias crônicas que tinha fechado Ezequias (rei de Judá) como um pássaro numa gaiola. A conquista assíria de Jerusalém, capital de Judá, parecia inevitável. Contudo, uma vez que o monarca assírio precisava lutar em outras frentes de batalha, ele preferiu simplesmente intimidar os israelitas para que se rendessem. Ele enviou Rabsaqué, seu principal oficial, a Jerusalém para começar uma campanha de propaganda destinada a persuadir os homens de Judá a desistir sem lutar. Três capítulos registram o discurso de Rabsaqué: 2 Reis 18; 2 Crônicas 32 e Isaías 36.O discurso foi engenhado para motivar os cidadãos de Jerusalém e os dirigentes da cidade a julgar sua situação sem esperança e permitir aos assírios tomar a cidade. 

A tática assíria se parece com as técnicas que Satanás usa conosco em suas tentativas para nos levar a ceder e a servi-lo. 

Observemos as técnicas que Senaqueribe usou com os judeus para ganharmos compreensão de nossas batalhas espirituais modernas.



Exagerou o próprio poder - Os assírios engrandeceram seu próprio poder e grandeza. 

"Então, Rabsaqué se pôs em pé, e clamou em alta voz em judaico, e disse: Ouvi as palavras do sumo rei, do rei da Assíria. Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar. Nem tampouco Ezequias vos faça confiar no Senhor, dizendo: O Senhor certamente nos livrará, e esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria" (Isaías 36:13-15). 



Observe que Rabsaqué chamou o rei da Assíria "o sumo rei". Ele queria que os judeus acreditassem que seu poder era irresistível e portanto entregassem a luta.


Do mesmo modo o diabo procura nos convencer que seu poder é maior do que nossa capacidade de resistir. Exagerando sua força, Satanás nos leva a desculpar nossos atos e a negar responsabilidade pessoal pelo que fazemos: "Afinal, dada a força da tentação, como poderia eu esperar fazer melhor?" Para derrotar a tentação precisamos ver o poder de Deus. 

Como Pedro, quando começamos a olhar para o vento e para as ondas, nós caímos; mas quando mantemos olhos fixos em Jesus, ficamos firmes (Mateus 14:22-33)

"Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31). 

Deus nos equipa para ficarmos firmes e resistirmos aos avanços do diabo: 

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo" (Efésios 6:11)

A fé em Deus nos escuda contra "todos os dardos inflamados do Maligno" (Efésios 6:16)

Não há tentações irresistíveis (1 Coríntios 10:13), porque Deus é mais forte do que Satanás: o Senhor é "o sumo rei".



Inverteu a verdade e o erro - Ezequias instituiu amplas reformas na adoração. Ele baniu a idolatria e se opôs à adoração nos lugares altos porque Deus queria que a adoração fosse oferecida somente em Jerusalém (Deuteronômio 12). Senaqueribe usou estas reformas como ponto de partida para atacar e desacreditar Ezequias. Talvez o departamento de inteligência assírio tivesse detectado descontentamento entre os israelitas pelas reformas de Ezequias. Sua oposição a adoração (de ídolos e nos lugares altos) certamente deixou alguns dos judeus se sentindo inseguros. Assim, Rabsaqué argumentou: 

"Acaso, não vos incita Ezequias, para morrerdes à fome e à sede, dizendo: O Senhor, nosso Deus, nos livrará das mãos do rei da Assíria? Não é Ezequias o mesmo que tirou os seus altos e os seus altares e falou a Judá e a Jerusalém, dizendo: Diante de apenas um altar vos prostrareis e sobre ele queimareis incenso?" (2 Crônicas 32:11-12).



Ainda hoje Satanás ataca as tentativas de volta ao padrão de Deus e de oposição a falsa religião. Ele inspira os modernos conceitos de tolerância, segundo os quais todos os caminhos são certos, toda adoração é boa, e toda crença é válida. Ele faz com que aqueles que se opõem a religião humana e a doutrina dos homens pareçam maus sujeitos. O diabo é mestre na arte de chamar de mau o que é bom, e de bom o que é mau (Isaías 5:20). Precisamos ter a coragem de nos opormos ao erro mesmo quando somos difamados por fazermos isso.



Declarou ter aprovação de Deus - Os assírios declararam que Deus os tinha enviado para vencer Ezequias: 

"Acaso, subi eu, agora, sem o Senhor contra este lugar, para o destruir? Pois o Senhor mesmo me disse: Sobe contra a terra e destrói-a" (2 Reis 18:25).



 Os falsos mestres afirmam tipicamente que têm autorização de Deus. Nos dias de Jeremias, o falso profeta Hananias predisse com confiança a volta dos cativos e falou com autoridade pela "palavra do Senhor": 

"Assim fala o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Quebrei o jugo do rei da Babilônia. Dentro de dois anos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os utensílios da Casa do Senhor, que daqui tomou Nabucodonosor, rei da Babilônia, levando-os para a Babilônia. Também a Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e a todos os exilados de Judá, que entraram na Babilônia, eu tornarei a trazer a este lugar, diz o Senhor; porque quebrei o jugo do rei da Babilônia" (Jeremias 28:2-4).


 A ousadia e especificidade desta "profecia" tinha ares de verdade; ela foi dita no estilo das verdadeiras palavras de Deus e era por demais convincente. Mas era falsa.


Satanás é convincente e é o mestre do disfarce 
(veja Mateus 7:15-16; 2 Coríntios 11:13-15)

Ele afirma suas mentiras tão ousada e precisamente que são facilmente acreditadas. 

Precisamos não permitir que a confiança dos falsos mestres nos engane. Todos os mestres e ensinamentos precisam ser testados à luz da palavra de Deus (1 João 4:1; Gálatas 1:8-9)

Nenhum Rabsaqué que venha ousadamente afirmando que o Senhor o enviou é verdadeiramente de Deus. A Bíblia é nosso modelo e qualquer ensinamento que não está à sua altura deve ser rejeitado, não importa quão autorizado possa parecer.



Prometeu bênçãos - Rabsaqué estava tentando fazer com que os israelitas quisessem render-se. Ele poderia ter declarado que a rendição deles não levaria ao cativeiro, mas eles não teriam acreditado nele porque a política assíria de exilar as nações conquistadas era bem conhecida. Assim, ele fez uma abordagem diferente. Ele argumentou que seria um cativeiro maravilhoso do qual eles realmente gostariam! 

"Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Fazei as pazes comigo e vinde para mim; e comei, cada um da sua própria vide e da sua própria figueira, e bebei, cada um da água da sua própria cisterna. Até que eu venha e vos leve para uma terra como a vossa, terra de cereal e de vinho, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras e de mel, para que vivais e não morrais..." (2 Reis 18:31-32).


 Basicamente, os assírios estavam dizendo que quando os israelitas se rendessem e fossem levados ao exílio, eles o achariam um lugar maravilhoso para viverem. O cativeiro seria mais ou menos uma estada numa idílica estância de férias.


O diabo ainda tenta fazer o pecado e suas conseqüências parecerem atraentes. Seu ardil mais velho é negar o castigo pelo pecado e exagerar os benefícios dele (veja Gênesis 3). 

Pense nos anúncios da televisão promovendo bebidas alcoólicas: eles nunca mostram o bêbedo trombando seu carro, destruindo sua família ou morrendo de doença do fígado; em vez disso, mostram a glória, o encanto e o prazer. Satanás faz isto com todo pecado. Ele recorta cuidadosamente a fotografia do pecado para que mostre somente os aspectos mais atraentes e não revela as amargas conseqüências. 

Conforme Pedro escreveu: "prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção..." (2 Pedro 2:19).


Solapou a fé - Os assírios buscavam corroer a confiança do povo no Senhor. 

"Não vos engane Ezequias, dizendo: o Senhor nos livrará. Acaso, os deuses das nações livraram cada um a sua terra das mãos do rei da Assíria? Onde estão os deuses de Hamate e de Arpade? Onde estão os deuses de Sefarvaim? Acaso, livraram eles a Samaria das minhas mãos? Quais são, dentre todos os deuses destes países, os que livraram a sua terra das minhas mãos, para que o Senhor livre a Jerusalém das minhas mãos?" (Isaías 36:18-20).

 Era irônico que Rabsaqué argumentasse deste modo, porque ele tinha acabado de afirmar que o Senhor era aquele que o tinha enviado a conquistar Jerusalém. Mentirosos precisam de boa memória!


Satanás quer influenciar-nos a crer que o Senhor não é confiável, que os meios de Deus não darão certo. Ele sabe que, sem confiança no Senhor, agiremos independentemente e tentaremos resolver nossos problemas sozinhos. Não admira que Paulo insistisse que o único meio para apagar as setas incendiadas do mal é usar o escudo da fé.



Continua...

domingo, 17 de março de 2013

Deus é fiel!

"Se formos infiéis,Ele permanece fiel: não pode negar-se a si mesmo."(2 Timóteo 3:13)

"Saberás pois que o Senhor teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos."(Deuteronômio 7:9)

"Pois o Senhor vosso Deus é o que vai convosco,  a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-nos."(Deuteronômio 20:4)

1 João 3:21,22

"Amados,se o nosso coração nos não condena, temos confiança para com Deus;
E qualquer coisa que lhe pedirmos, DEle receberemos; porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista."

Jesus Meu Guia É - Raiz Coral

(Jesus)

Jesus meu guia é
Amigo e protetor, Ele é
O meu bom pastor
E quando eu sentir temor

Refrão:

Nele confiarei...
Nele confiarei...
Fraco sou, mas Deus me dá
Seu poder, seu amor

Jesus meu guia é
Amigo e protetor, Ele é
O meu bom pastor
E quando eu sentir temor

Refrão:

Nele confiarei...
(Jesus meu guia é)
Nele confiarei...
(Amigo e protetor, Ele é)
Fraco sou mas Deus me dá
(O meu bom pastor)
Seu poder seu amor
(E quando eu sentir temor...)

Nele confiarei...
Nele confiarei...
Fraco sou mas Deus me dá
Seu poder seu amor

Jesus meu guia é
Amigo e protetor, Ele é
O meu bom pastor
E quando eu sentir temor..

Nele confiarei...
(Jesus meu guia é)
Nele confiarei...
(Amigo e protetor, Ele é)
Fraco sou mas Deus me dá
(O meu bom pastor)
Seu poder seu amor
(E quando eu sentir temor...)

Nele confiarei...
Nele confiarei...
(Nele confiarei!)
Fraco sou mas Deus me dá
(Fraco sou, fraco sou, mas Deus me dá....!)
Seu poder seu amor
(Seu poder, seu amor, seu a-amor!)

Nele confiarei...
(Nele confiarei...!)
Nele confiarei...
(...Nele confiarei!)
(Nele confiarei, Nele confiarei...)
Fraco sou mas Deus me dá
(Fraco sou... mas eu confio em Ti Senhor!)
Seu poder seu amor
(Confio em Seu poder, confio em Seu amor!)

[pausa]

FINAL

Jesus, Tu és meu guia
Meu bom pastor, meu protetor
Em Ti eu confiarei...

Confio em ti.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Deus me ama - Thalles Roberto e André Valadão


Mateus 5:3-12

3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;


5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;


6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;


7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;


8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;


9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;


10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;


11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.


12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. 



Deus nunca disse que a caminhada seria fácil.Estamos aqui nesse mundo de passagem, vislumbrando o dia em que nosso Senhor e Salvador Jesus irá voltar para buscar o Seu povo.

Aqui neste mundo passamos por tribulações, mas não estamos sós porque o Senhor está conosco.

Não desistamos nem desanimemos, pois o Senhor é quem nos guia e nos guarda.

"Espera no Senhor, anima-te e Ele fortalecerá o teu coração; espera pois no Senhor."(Salmo 27:14)

Escrito por: Ariene S. de Souza Peres