quinta-feira, 26 de junho de 2008

As férias chegaram...

Desejo a todos



Boas Férias








Até Agosto!




Fiquem com Deus






♥Beijos♥







Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Trabalho Softwares Educativos

TUXPAINT











O TUXPAINT é uma ferramenta educacional livre de desenho para crianças de todas as idades. Neste,as crianças podem desenhar livremente,pois possui uma linguagem clara e ícones que ajudam na realização de diversas ações no desenho.

Ferramentas do TuxPaint:

· Pintar – É um pincel em que são feitos os desenhos a mão livre.Ao ativar essa ferramenta,no lado esquerdo da tela,são exibidos vários tipos de pontas de pincéis,em diferentes espessuras e formas.


Carimbos – São figuras do ícone do TuxPaint(Pingüim) que aparece em diferentes posições,podendo ainda ser alterado o seu tamanho e sua posição.


Linhas e formas – Trata-se das linhas retas e as formas geométricas(círculo,triângulo,losango,ovo,quadrado retângulo)


ABC(Texto) – Como o próprio nome já sugere,é onde é inserido textos no programa.


Desfazer e Refazer – Para desfazer e refazer ações no programa.


Borracha,novo – Respectivamente servem para apagar um desenho e para inserir uma folha nova para desenho.


Abrir,guardar e imprimir – Serve respectivamente para abrir um desenho já guardado,Guardar(Salvar) o desenho e imprimir o mesmo.


Sair – Para fechar o programa


O TuxPaint apresenta também, uma caixa de cores que aprece logo embaixo da folha,onde a medida que a criança clica em uma cor,aparece o nome desta .



Esse software é Construcionista e pode ser utilizado para que as crianças conheçam as formas geométricas,cores.




SUGESTÕES: Esse jogo pode ser utilizado em crianças de várias idades para que estas melhorem seu manuseio com o mouse,coordenação motora e conhecimento das cores.
O Jogo seria aplicado da seguinte forma:As crianças ficariam livres para desenhar o que quiserem e utilizar e descobrir a funcionalidade das ferramentas,aperfeiçoando seu desempenho com o mouse.



Clique aqui para fazer download do TUXPAINT




SEBRAN








Tela do SEBRAN




O SEBRAN é um Software Educacional , que pode ser encontrado gratuitamente na Internet nos sites de download:baixaki e superdownloads.Trata-se de um programa que possui 12 jogos contendo figuras coloridas,músicas, e leituras,objetivando ensinar letras e números a crianças em fase de alfabetização.o Programa é em português e possui uma linguagem clara e facilitada para crianças,além de seu layout atrativo.
O SEBRAN é recomendado para crianças de 4 a 9 anos,que estão na fase de alfabetização e identificação de letras e números.





Jogos do SEBRAN:



Chuva de Letras – Este jogo tem como objetivo ,ensinar as letras do alfabeto para as crianças,além de fazer com que a criança aprenda a identificar as letras no teclado do computador.O Jogo começa,com letras caindo aleatoriamente,e o aluno tem que pressionar a tecla com a letra correspondente para que esta pare de cair.No canto da tela,aparece uma pontuação, que se dá a medida que as teclas certas são pressionadas e as letras vão ficando suspensas no ar.




Chuva ABC – Semelhante ao chuva de letras,porém o que o difere é que ao invés das letras caírem aleatoriamente,estas caem em ordem alfabética(de A a Z).





Jogo da Forca – Como o próprio nome diz,trata-se de uma versão informatizada do antigo Jogo da Forca.
Aparecem traços em quantidade igual à da palavra oculta.O aluno ao pressionar a letra que contém nesta palavra,ela aparece no local do traço,caso contrário é montado a forca,à medida que os erros ocorrem.





Chuva 1+2 – Esse jogo funciona da mesma forma que o Chuva de Letras e o Chuva ABC,porém trata de números.Caem contas de adição e a criança deve pressionar no teclado o número correspondente ao resultado,para que esta pare de cair.A pontuação é exibida ao lado e à medida em que os resultados são corretos.



Memória de Palavras – Trata-se de um Jogo da memória em que aparece a figura e,o par é a palavra correspondente ao nome desta figura.O aluno deve formar os pares corretos de figuras com palavras.





Somar,Subtrair e Multiplicar – Respectivamente Jogos de Adição,Subtração e Multiplicação.É apresentada uma conta e abaixo opções de resultados.O aluno deve apontar o resultado correto.Caso isso aconteça,é exibida outra conta,e assim sucessivamente.





Aponte a figura – Nesse jogo,aparece o nome da figura e abaixo opções de figuras.Caso a palavra exibida corresponda com a figura ,a criança deve apontar para esta.





Primeira letra – Aparece uma palavra com sua respectiva figura,faltando a primeira letra.Embaixo,são mostradas quatro opções de letras que poderiam pertencer àquela palavra.A criança deve pressionar ou clicar na letra correta,e assim vão sendo exibidas outras palavras.





Quantos?– Nesse jogo, são exibidos uma determinada quantidade de objetos e a criança deve acertar essa quantidade,apontando ou clicando na alternativa correta.





Memória- Trata-se do próprio jogo da memória,com pares de figuras,para que o aluno aponte para a correta.



Esse software é Instrucionista e pode ser utilizado para que as crianças conheçam as letras e os números.








SUGESTÃO:O SEBRAN pode ser usado em crianças do 1º ano(Ensino Fundamental) para que estas aprendam a utilizar o teclado,na identificação(conhecimento e localização) das teclas.

O Jogo utilizado seria o CHUVA DE LETRAS ou o CHUVA ABC , que seria aplicado como um exercício prático de conhecimento das teclas,levando em conta a pontuação(mostrada na tela do Jogo) que varia de acordo com o desempenho da criança.







CONCLUSÃO



A partir deste trabalho conclui que os Softwares Educativos vêm para auxiliar no aprendizado,seja de forma construcionista,onde o aluno é responsável por seu aprendizado(ativo) ou Instrucionista onde o educando aprende através de exercícios que testam o conhecimento através de matérias didáticas.

O que gera o maior interesse do aluno,principalmente da criança é algo novo ,diferente interativo,em que ele possa construir seu conhecimento,ser livre na utilização do mesmo,aprender praticando,sem ter que memorizar conteúdos.




Aluna:Ariene Silva de Souza

Matrícula:5185113101

4º ano Licenciatura em Computação

Disciplina:Ferramentas de Computação

Profª:Abigail